icone facebookicone twittericone instagram

Há menos de um mês, o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (HNSP) recebeu a secretária de estado da Saúde, Carmen Zanotto, e autoridades municipais para a cerimônia de Credenciamento Estadual em Trombectomia Mecânica. E nesta semana realizou pela primeira vez o procedimento via Sistema Único de Saúde (SUS).


Hospital Nossa Senhora dos Prazeres 2

Foto: Marcos de Carvalho

O Dr. Gibrail Dib, neurocirurgião responsável pela operação, detalha os eventos. "Me foi solicitado uma avaliação para uma possível Trombectomia Mecânica em um paciente da Unidade de AVC do HNSP. Ele vinha se recuperando de um AVC e fez um novo, mais grave desta vez, obstruindo a artéria carótida interna. Fazendo-se necessário o procedimento da Trombectomia”.

O neurocirurgião explica ainda que, nestas condições, cada minuto conta, visto que tempo perdido significa a perda de neurônios. “Iniciamos às 12h45, retirando o coágulo após três passagens de stent, que é um pequeno tubo expansível. A cada passagem, retirávamos uma quantidade de coágulo, normalizando a circulação cerebral. Uma vez normalizada, o paciente tem a chance de recuperação dos déficits, cura e até mesmo do óbito", explica.

"É muito gratificante saber que o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres realizou seu primeiro procedimento de Trombectomia Mecânica via SUS. Os pacientes que necessitam desta técnica têm uma janela de tempo restrita para sua realização. Parabéns a toda equipe envolvida!", declara a secretária Carmen Zanotto.


O Presidente do HNSP, Ronny Albert Westphal, compartilha sua satisfação. "É de extrema alegria poder participar desse início de trabalho e saber que o HNSP está preparado com uma sala e equipamentos à disposição para que esse procedimento, que é uma emergência, possa ser realizado com o máximo de brevidade. Hoje foi um dia muito feliz no centro cirúrgico”, disse.

A Habilitação Estadual para a realização da Trombectomia Mecânica, via SUS, no HNSP, foi aprovada por meio da Portaria de Autorizaçãonº 31/2024, da Secretaria de Estado da Saúde. A iniciativa abriu caminho para a expansão deste serviço no estado.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres