icone facebookicone twittericone instagram

Pela primeira vez, uma equipe de cirurgiões do Hospital Governador Celso Ramos, de Florianópolis, unidade própria da Secretaria de Estado da Saúde, executou uma cirurgia videoendoscópica de coluna. O procedimento foi realizado na manhã desta sexta-feira (1º) para tratar um paciente de 64 anos com hérnia de disco. A cirurgia é considerada padrão ouro, devido a sua natureza minimamente invasiva e por possibilitar uma rápida recuperação.


primeira videoendoscopia de coluna do HGCR
Foto: Divulgação/ Ascom SES


A técnica consiste em uma pequena incisão de apenas um centímetro. Dessa forma, com o auxílio do vídeo, os profissionais puderam ressecar a hérnia sem necessidade de recorrer à uma cirurgia aberta com incisões longas, o que geralmente acarreta em mais complicações para o paciente.


A intervenção, que durou cerca de uma hora, solucionou um caso de compressão da raiz nervosa da coluna que vinha ocasionando um déficit neurológico, com perda de força na perna direita. Após a cirurgia, o paciente foi encaminhado para um leito de internação e está previsto para receber alta no sábado.


“É um procedimento minimamente invasivo, que poucos hospitais realizam via SUS. Então, querendo ou não, estamos sendo pioneiros. É muito gratificante ter um equipamento de ponta à disposição da saúde pública”, avalia Victor Vicenti, médico residente de cirurgia de coluna e integrante do grupo. 


O trabalho envolveu uma equipe de cirurgiões de coluna coordenada pelo Dr. Zaffer Maito, com a participação dos médicos Dr. Waldemar de Souza, Dr. Williann Kenny, Victor Vicenti e Edson Acioli.

Em maio de 2023, o Hospital Regional de São José (HRSJ) foi o primeiro hospital público de Santa Catarina a realizar uma cirurgia de videoendoscopia de coluna via Sistema Único de Saúde (SUS). 


Mais informações para a imprensa:
Silvestre Aguiar
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
imprensa@saude.sc.gov.br