Na tarde desta quinta-feira, 11, o Grupo Condutor da Rede de Urgência e Emergência (GRUE) realizou sua primeira reunião com o objetivo de desenvolver propostas que visem diminuir as filas de espera nas Portas de Urgência e Emergência dos Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Grande Florianópolis. A iniciativa, determinada pela secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, busca aprimorar o atendimento à população.

reunião GRUE

Neste primeiro encontro foi proposto aos participantes a discussão da rede com a exposição do cenário atual das Portas de Urgência e Emergência de Média e Alta Complexidade, assim como o acesso aos serviços da Atenção Primária em Saúde (APS). A intenção é que o usuário seja direcionado de acordo com o nível de complexidade de assistência que ele necessita.

No decorrer do debate, os gestores compartilharam desafios enfrentados e propuseram soluções para aperfeiçoar o atendimento à população. Entre os temas abordados, observou-se a importância de ampliar o acesso às Unidades Básicas de Saúde (UBS), o referenciamento adequado das portas de emergência e o uso do teleatendimento como uma alternativa para aliviar o sistema. Além disso, foi proposto a elaboração de um plano de comunicação estadual com campanhas que visem orientar a população.

“Nesse grupo de trabalho a gente procura consensuar caminhos a seguir para que a rede de atenção à população se torne mais eficiente, atendendo a demanda do usuário no lugar certo”, ressaltou o diretor técnico do Hospital Governador Celso Ramos (HGCR), Dr. Ricardo Camargo Vieira, responsável por conduzir a reunião.

A sessão ocorreu na Gerência Regional de Saúde da Grande Florianópolis, reunindo membros do GRUE, composto por diretores técnicos dos hospitais, diretores de média complexidade municipal, coordenadores de Atenção Primária em Saúde, representantes da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (Daps), Superintendência dos Hospitais Públicos (SUH), Superintendência de Urgência e Emergência (SUE), além de representantes das UPAs.

Mais informações para a imprensa:
Silvestre Aguiar
Secretaria de Estado da Saúde