De acordo com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Crianças do ano de 2015 a infância corresponde ao período do nascimento até os nove anos de idade. É a fase onde ocorre as maiores e mais rápidas mudanças de todo o ciclo de vida, tanto do ponto de vista físico (crescimento) como psíquico e cognitivo (desenvolvimento), principalmente nos primeiros anos de vida. Esta característica faz da infância a fase da vida de maior risco para a saúde do indivíduo, sendo assim, é necessário alguns cuidados especiais.

A organização de ações e serviços para a criança e sua família, articulados com a rede de atenção à saúde, possibilita uma resposta mais adequada, completa e resolutiva a sua necessidade, garantindo a continuidade do cuidado integral e possibilitando o crescimento e o desenvolvimento adequado para uma vida adulta saudável.

A Área Técnica de Saúde da Criança é a responsável pela coordenação da implantação e implementação dessas ações no Estado de Santa Catarina, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.

Principais Atribuições da Área Técnica

- Incentivar, coordenar e dar subsídios à implantação/implementação de ações de saúde da criança no Estado de Santa Catarina;

- Promover capacitações para profissionais de saúde, no nível regional e local;

- Supervisionar o desenvolvimento das ações do setor, no nível regional e local;

- Incentivar e coordenar pesquisas sobre a situação de saúde e a qualidade dos serviços;

- Promover o trabalho intra/intersetorial na atenção à saúde da criança;

- Elaborar e/ou divulgar normas e rotinas de atendimento na área de atuação;

- Promover o compartilhamento de informações com as áreas afins.

► Deliberações

► Notas Técnicas

► Saúde da Criança - Portal Ministério da Saúde

► Mais informações de interesse da área técnica da Saúde da Criança.

► Triagem neonatal

Saiba mais: Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC)

(48)3664-7271 ou 7273

integralidadedaps@saude.sc.gov.br