icone facebookicone twittericone instagram


A Área Técnica Saúde da Mulher/Rede Cegonha da Secretaria Estadual de Saúde é dedicada a promover o acesso ampliado aos serviços de saúde que visam à promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde da mulher. Com um enfoque no cuidado integral, as ações são desenvolvidas a partir da Atenção Primária à Saúde (APS) e abrangem diversas áreas essenciais, incluindo:

Planejamento Reprodutivo: Oferecendo orientações e serviços para que as mulheres possam fazer escolhas informadas sobre a sua saúde reprodutiva
Atenção Obstétrica: através da Rede Cegonha articulando com os demais pontos da rede de atenção à saúde, garantindo cuidados de qualidade durante a gravidez, parto e pós-parto, visando a redução da mortalidade materna-infantil
Climatério: Acompanhamento e suporte às mulheres durante a transição da menopausa, promovendo uma melhor qualidade de vida.
Violência Sexual; doméstica e obstétrica: Implementação de ações de prevenção e assistência às vítimas, assegurando um suporte adequado e humanizado.

Além disso, a área técnica foca no acompanhamento de programas para combater agravos que afetam a população feminina, como o câncer de colo do útero e de mama, e as infecções sexualmente transmissíveis. Esses programas são fundamentais para a detecção precoce, tratamento adequado e, consequentemente, para a redução da morbidade e mortalidade associadas a essas condições. A área atua também na educação permanente e continuada dos profissionais da APS em parceria com a Escola de Saúde Pública/SC e outras instituições.
A Área Técnica de Saúde da Mulher é a responsável pela coordenação da implantação e implementação dessas ações no Estado de Santa Catarina, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.

folder Deliberações

folder Notas Técnicas

folder Manuais e Publicações

folder Apresentações/Eventos  

Contatos:
Bárbara Vargas
Francielly Cardoso
Márcia Oliveira

Telefone: (48) 3664-7278
E-mail: daps.saudedamulher@saude.sc.gov.br | redecegonha@saude.sc.gov.br