Nesta terça-feira, 12, a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, participou de reunião com os reitores da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), realizada no auditório da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC). O propósito do encontro foi alinhar ações sobre o Programa Universidade Gratuita que envolvam os temas da saúde.

Imagem do WhatsApp de 2023 12 12 às 12.41.21 7e1b46f9

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) buscou identificar oportunidades para a criação de projetos colaborativos, visando permitir que os estudantes beneficiados pela Universidade Gratuita também participem ativamente desses projetos estruturantes criando mais oportunidades de aprendizado.

“A Acafe representa uma riqueza de serviços muitas vezes desconhecida pela sociedade, e programas como a Universidade Gratuita oferecem a oportunidade de ampliar essa visibilidade, valorizando a disseminação do conhecimento de cada universidade e atendendo cada vez melhor às necessidades da sociedade”, ressalta a secretária de  Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Luciane Bisognin Ceretta, presidente da Acafe e reitora da Unesc, afirmou que “a Acafe está à disposição da Secretaria de Estado da Saúde para potencializar os atendimentos por meio dos equipamentos e clínicas bem estruturadas nas universidades. Essa colaboração seria conduzida pelos acadêmicos através de estágios e projetos supervisionados pelos professores, visando resolver as demandas mais emergenciais na área da saúde em Santa Catarina,”explica.

Agora, será formado um grupo de trabalho envolvendo os Centros Universitários de Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde para que sejam elencados quais serão os projetos estruturantes. Também foi discutida a importância da inserção dos cursos de fonoaudiologia e terapia ocupacional na grade disponibilizada pela Acafe, considerando a carência desses profissionais no estado.

O sistema Acafe é composto por 14 instituições, uma sociedade civil sem fins lucrativos que congrega fundações educacionais criadas em Santa Catarina por lei dos poderes públicos estadual e municipais.

Mais informações para a imprensa:
Josiane Ribeiro
Secretaria de Estado da Saúde