icone facebookicone twittericone instagram

A Superintendência de Urgência e Emergência (SUE), por meio da Gerência de Educação em Urgências (GEREU) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), ampliou, de forma expressiva, o número de capacitações oferecidas aos profissionais da área em 2023 em comparação com os anos anteriores. Este ano, mais de 4.400 profissionais da rede de urgência e emergência passaram pelos treinamentos, enquanto em 2022 foram apenas 50.

O trabalho foi executado em parceria com municípios e com os coordenadores das unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) das oito regiões do estado. Foram oferecidas 67 capacitações.

Os profissionais tiveram a oportunidade de participar de oficinas práticas de trauma, suporte básico de vida e imobilizações, além de aulas teóricas online. O treinamento dos colaboradores garante o desenvolvimento de habilidades para agir em situações de emergência, na tomada de decisões mais assertivas, lidar com situações de estresse, além de prestar um atendimento mais humanizado.

65

“Em 2023, nossa prioridade foi atender às demandas represadas que são fundamentais para o aprimoramento dos profissionais. Concentramos esforços em oferecer capacitações abrangentes e direcionadas, visando elevar a qualidade e eficiência dos cuidados prestados à população”, ressaltou Juliana Guaresi, diretora da Gereu.

Para Juliana, as demandas reprimidas serviram de oportunidade de crescimento e aprimoramento principalmente em áreas de maior necessidade. “Procuramos identificar lacunas de conhecimento, para desenvolver habilidades técnicas e fortalecer a capacidade de resposta diante de ocorrências mais desafiadoras”, explicou ela.

Segundo o Superintendente de Urgência e Emergência, Marco Antônio Fonseca, a capacitação é um investimento essencial para oferecer um serviço eficiente e de qualidade, salvando vidas e promovendo o bem-estar da comunidade atendida. “Para 2024, planejamos um incremento na oferta de cursos em nossas plataformas EAD, além de seguir mantendo as capacitações presenciais em todas as regiões do Estado. A retomada destas atividades educativas demonstra o comprometimento do governo do estado com a qualidade dos serviços oferecidos”, declara.

66