A Maternidade Darcy Vargas, de Joinville, encerrou nesta sexta-feira, 17, a Semana da Prematuridade com ações que envolveram os profissionais de saúde, as mães dos recém-nascidos e comunidade no geral. As atividades foram desenvolvidas em alusão ao Dia Mundial da Prematuridade.

MDV 2

Fotos: Divulgação Ascom/SES/SC

Nos dias 13 e 14, foi realizado um curso de sensibilização para o Método Canguru, que reuniu 31 pessoas, incluindo profissionais de outros hospitais de Joinville. O encontro ocorreu na Casa da Gestante, Bebê e Puérpera.

O Método Canguru visa o contato pele a pele da mãe e do pai com o recém-nascido prematuro, internado na Unidade Neonatal, voltado para o cuidado humanizado. Entre os benefícios favorece o vínculo mãe-filho, diminui o tempo de separação, estimula o aleitamento materno, melhora o desenvolvimento neurocomportamental e psicoafetivo do recém-nascido de baixo peso, favorece a estimulação sensorial adequada, reduz o estresse e a dor, proporciona um melhor relacionamento da família com a equipe de saúde e possibilita maior competência e confiança dos pais no cuidado com seu filho.

MDV 1

A MDV também organizou uma caminhada de conscientização sobre a prematuridade na última quarta-feira, 15, onde cerca de 60 profissionais e pessoas da comunidade percorreram um trajeto que saiu da frente da maternidade e finalizou contornando o 62º Batalhão de Infantaria do Exército.

Na quinta-feira, 16, foi realizada aula de Reanimação Neonatal em Sala de Parto e UTI Neonatal para os profissionais da saúde que atuam nessas áreas. E, para encerrar a semana, na manhã desta sexta-feira, 17, foi oferecido um café para as mães dos neonatais internados e de outros que já receberam alta da unidade.

MDV 3

A Maternidade Darcy Vargas integra a rede de unidades próprias da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é referência estadual no Atendimento especializado da tríade: mãe-filho-família, em Gestação de Alto Risco e em Cuidado Neonatal de Alto Risco. A maternidade atende os municípios: Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Garupa, Itapoá, Joinville, São João do Itapevi e São Francisco do Sul.