As ações do Governo do Estado para a ampliação das cirurgias eletivas já tem apresentado resultados efetivos no Planalto Norte Nordeste. De 1º de janeiro a 9 de novembro desde ano, foram realizadas 20.938 procedimentos em pacientes da macrorregião. Deste total, 4.442 foram feitas no Hospital Bethesda, em Joinville, garantindo-lhe a posição como a unidade que mais realiza cirurgias eletivas na região.

visita Carmen Bethesda 2

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, esteve no Hospital Bethesda nesta semana e pode confirmar que os bons números de cirurgias realizadas são reflexos do trabalho e dedicação de toda a equipe da instituição. Nosso objetivo é continuar incentivando a unidade para ampliar, ainda mais, as cirurgias eletivas e diminuir o sofrimento das pessoas que aguardam por um procedimento”, destaca a secretária.

O Hospital recebe pacientes da região Norte e Nordeste do Estado, e cerca de 95% dos atendimentos são realizados através do Sistema Único de Saúde (SUS). São cinco salas cirúrgicas que atendem diversas especialidades.

“Somos uma instituição filantrópica dedicada ao SUS. Em fevereiro realizamos 300 cirurgias. Trabalhamos duro e a parceria com o Governo do Estado fez com que em setembro e outubro conseguissemos chegar a 650 cirurgias mensais. Nosso objetivo é atingir 800 cirurgias de média complexidade e 42 de alta em traumato ortopedia por mês. Estamos trabalhando firme para isso e focados em tirar as pessoas das filas por eletivas”, explica o diretor técnico do Hospital, Lucio Sloviski.

Analisando parceria

Em Joinville, a secretária Carmen Zanotto também visitou o Centro Hospitalar do Instituto VidaSpa, que está em tratativas para ser parceiro da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“A importância da parceria do Instituto com as secretarias de Saúde do Estado e do Município é para a realização de até 500 procedimentos cirúrgicos eletivos mensais, no Centro Hospitalar, colaborando com a ação do Governo de tirar as pessoas das filas de espera. Também podemos dar apoio com leitos psiquiátricos. A unidade possui leitos para oito crianças e adolescentes e 16 adultos, podendo chegar até 32 vagas para adulto”, explica o psiquiatra Carlos Wilson Marsário, proprietário e gerente geral do Instituto VidaSpa.