A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, recebeu representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) na manhã desta quarta-feira, 1, para discutir e definir estratégias para os próximos meses em relação à Arboviroses em Santa Catarina. Os profissionais atuam no escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas.

“Com as fortes chuvas que estão acontecendo em Santa Catarina é necessário uma ação para que todos os órgãos públicos possam se envolver com o mesmo propósito. Em relação à conscientização do combate à Dengue e também uma grande ação de limpeza após as chuvas”, explica a secretária Carmen Zanotto.

No encontro foram discutidas e alinhadas estratégias para a prevenção e controle das Arboviroses, doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos. As arboviroses mais comuns em ambientes urbanos são: Dengue, Chikungunya e Zika, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Participaram da reunião o secretário Adjunto da SES, Diogo Demarchi Silva; diretor de Vigilância Epidemiológica da SES, João Fuck; coordenador de Vigilância e Resposta a Emergências e Desastres do OPAS/OMS, Alexandre Rosewell; oficial nacional para emergências da OPAS/OMS, Rodrigo Lins Frutuoso; coordenador Adjunto do OPAS, Rodrigo Fabiano do Carmo Said; e coordenador de Promoção e Vigilância em Saúde OPAS/OMS, Fabiano Geraldo Pimenta Júnior.