Com o objetivo de assegurar a plena manutenção dos serviços de saúde no Hospital Regional do Oeste (HRO), localizado em Chapecó, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó propuseram a gestão compartilhada da unidade. A SES também fará o repasse de R$ 20 milhões para o Fundo Municipal de Saúde.

Esse valor será pago em cinco parcelas, sendo que a primeira, no valor de R$ 4 milhões, será repassada imediatamente. As outras quatro parcelas correspondem aos meses de novembro e dezembro de 2023, bem como janeiro e fevereiro de 2024, quando finaliza a vigência de contratualização entre a unidade hospitalar e a gestão municipal.

WhatsApp Image 2023 11 02 at 10.12.14

Foto: Divulgação

Na proposta foram estabelecidas condições pela SES e pelo município de Chapecó para que os repasses sejam destinados à unidade. Uma dessas condições é que, logo após o recebimento dos recursos, os pagamentos dos profissionais médicos e de outros profissionais que atuam no HRO sejam efetuados, e que os serviços contratualizados sejam retomados.

Para acompanhar o processo, uma Comissão composta por representantes da SES, da Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó e da Comissão Intergestores Regional (CIR) será designada, com a possibilidade de buscar apoio e orientação dos órgãos de controle. Outros encaminhamentos serão baseados nas recomendações da Comissão de Acompanhamento e nas futuras negociações com o município de Chapecó e outros municípios da região.