De 1 a 7 de novembro, é celebrada a Semana Nacional de Prevenção do Câncer de Boca, conforme estipulado na Lei nº 13.230/2015.

Este período tem como propósito promover a conscientização por meio de ações preventivas, campanhas educativas, discussões sobre políticas públicas e apoio a iniciativas da sociedade civil.

Neste contexto, a área técnica de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde planejou a realização de três palestras remotas. O intuito é sensibilizar a comunidade sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de boca.

O público-alvo abrange cirurgiões dentistas e demais profissionais da rede de atenção à saúde, visando aprimorar o atendimento e encaminhamento de pacientes.

Essas palestras integram um programa conjunto entre a Secretaria de Estado da Saúde, a Escola de Saúde Pública (ESP/SC) e o Telessaúde da UFSC, proporcionando uma abordagem abrangente e especializada sobre o tema. Participe e aprimore seus conhecimentos.

Programação:

Dia 1/11: Impacto do Cigarro Eletrônico e Narguilé na Cavidade Bucal

Resumo: Nesta palestra serão abordados tópicos sobre cigarro eletrônico e Narguilé (os tipos, forma de utilização, entre outros) e seu impacto na cavidade bucal dos usuários, com foco no câncer de boca e lesões potencialmente malignas.

Palestrante: Dra. Grasieli Ramos - Doutora em Odontologia na área de concentração em Patologia Bucal da UFRGS

>>
 Clique aqui e acesse

Dia 6/11: Webaula Próteses Reabilitadoras para Pacientes com Câncer Bucal - Uma Realidade Possível no SUS em Santa Catarina

Palestrante: Dra. Cleumara Kosmann - Cirurgiã Dentista Mestre e Doutora em Engenharia de Produção (Ufsc)

Horário: 14h30

Público Alvo: Gestores, dentistas, técnicos, gestores municipais e profissionais que trabalham com encaminhamentos via TFD.

>> Clique aqui e acesse

Dia 10/11: Webaula Câncer Bucal e Lesões com Potencial de Malignização - Discutindo dados gerais do câncer bucal, aspectos preventivos e de diagnóstico.

Palestrante: Dr. Gustavo Rabelo - Professor do Programa de pós graduação em odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina

Horário: 14h00

Público Alvo: Dentistas e profissionais da saúde