Está em andamento a construção da nova UTI 2 do Hospital Regional Homero de Miranda Gomes, em São José. A unidade disporá de nove leitos de internação comum e um leito de isolamento. O novo espaço está sendo implantado nas instalações do antigo Hospital Dia, atualmente desativado. A obra, em fase de finalização, está sendo financiada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Decreto de Emergência do governo estadual.

sao jose hospital regional 20150804 1426461949

Foto: Divulgação

“Atualmente temos duas UTIs, uma no segundo andar, com as instalações necessárias, e a UTI 2 que fica na emergência. Esta última, criada durante a pandemia, se manteve pelo alto número de pacientes, porém não atende às necessidades que preconiza a norma. Sendo assim, estamos criando esta nova área com todas as instalações e infraestrutura necessárias e iremos desativar a antiga UTI 2”, explica a engenheira civil e responsável técnica do hospital, Jéssica Paloma Malaguti.

Com uma área de 227 metros quadrados, o projeto da UTI 2 está em conformidade com as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), atendendo aos critérios de segurança, habitabilidade e sustentabilidade.

As novas instalações passam por uma reestruturação física completa, incluindo sistemas de cabeamento elétrico e de dados, estrutura hidráulica, sistema de controle de acesso, além de paredes e forro de gesso, pintura e acabamento com a substituição do piso por manta vinílica.

Além disso, um sistema de climatização também está sendo instalado, seguindo as normas técnicas, para garantir um ambiente seguro e confortável para pacientes e profissionais de saúde. “O novo sistema terá renovação de ar, temperatura e umidade adequados, a fim de garantir proteção aos pacientes e colaboradores suscetíveis a microrganismos, reduzindo os riscos”, detalha a engenheira.

UTI 2 HRSJ

Projetos abrangentes de melhorias

Daywson Koerich, diretor do Hospital Regional de São José (HRSJ), destacou que o projeto faz parte de um conjunto de 31 ações para melhorar as instalações físicas e o atendimento à população, todas elas estabelecidas em resposta ao decreto emergencial.

“Nós estabelecemos esses 31 projetos, que entendemos serem os mais críticos para a melhoria da ambiência e do atendimento à população, dentre eles a construção de uma nova UTI 2, a ampliação dos espaços já existentes, como as salas de espera de todos os ambulatórios e melhoria das instalações físicas e prediais, para evitar inclusive manutenções que são corretivas, mas muito habituais por conta do tempo de existência da unidade hospitalar”, destaca o diretor.

A ampliação das salas de espera dos ambulatórios, por meio do sistema modular pré-fabricado, encontra-se em fase final de Dispensa de Licitação com previsão para que a obra seja contratada nos próximos dias.

Nova cobertura evitará infiltrações

Além da UTI 2, o hospital também iniciará em breve a substituição dos telhados da UTI Geral, galeria técnica do ar central, Central de Materiais e Esterilização (CME) e da maternidade. “Essa medida é necessária devido às infiltrações causadas pela antiga cobertura de telhas de amianto, da época da fundação do hospital, que serão substituídas por estruturas metálicas mais duráveis e de baixa manutenção”, esclarece o diretor do HRSJ.

A troca será iniciada tão logo as condições climáticas permitirem. “Já recebemos os materiais mas não iniciamos a troca por conta do prolongado período de chuvas. Precisamos remover as telhas existentes e o local ficará descoberto e exposto a infiltrações”, complementa a responsável técnica, engenheira Jéssica Paloma.

Novos boilers substituirão antigas caldeiras

Também está em curso a modernização do sistema de aquecimento de água do HRSJ. Já estão em testes os três novos boilers que irão substituir as antigas caldeiras, em funcionamento desde a inauguração do Regional, há 36 anos.

boilers regional

Mais informações para a imprensa:
Silvestre Aguiar
Secretaria de Estado da Saúde