icone facebookicone twittericone instagram

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) ampliou em 400% a participação de trabalhos científicos apresentados no Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (HEMO 2023), considerado o principal evento da área do Hemisfério Sul. De quatro trabalhos apresentados em 2022, passou para 16 nesta edição que ocorreu na semana em São Paulo. No total, 34 colaboradores participaram do evento, como palestrantes, moderadores, congressistas e apresentando trabalhos.

O Centro de Pesquisa Oncológica (CEPON) também esteve presente no evento, com a participação da gerente técnica, Dra. Mary Anne, Dra. Mariana Minamisako, Dr. David Cavalcanti Ferreira, Dra. Ana Carolina Sepetiba e Dra. Tatiana Monteiro.

Outro destaque é a premiação de melhor trabalho sobre hemostasia: “Predição do Desenvolvimento de Inibidores em Crianças com Hemofilia A Grave: Análise por Inteligência Artificial do Estudo HEMFIL”, escrito pela médica hematologista Vivian Franco, em conjunto com pesquisadores de serviços de referência do todo Brasil e que foram Leticia Lemos Jardim (UFMG), Márcio Portugal Santana (HEMOMINAS), Mônica Cerqueira (HEMORIO), Cláudia Santos Lorenzato (HEMEPAR), Luciana Zuccherato (UFMG), Daniel Chaves (UFMG) e Suely Meireles Rezende (UFMG).

A ampliação da participação de trabalhos inscritos é fruto do trabalho de fomento à pesquisa e produção de conhecimento científico do HEMOSC no último ano. “A nossa Coordenadoria de Educação, Planejamento e Qualidade do HEMOSC faz um trabalho permanente de orientação à produção de conhecimento, compartilhado com profissionais de saúde de Santa Catarina e de todo o país. O HEMOSC é referência para a Hemorrede nacional em muitos aspectos e isso se traduz em nossa produção científica”, afirma a diretora-geral do HEMOSC, Patrícia Carsten.

 O HEMOSC é vinculado à Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina, com gestão da Fundação de Apoio ao HEMOSC e CEPON (FAHECE). Para o presidente da FAHECE, Dr. Alvin Laemmel, o reconhecimento e o destaque da produção do HEMOSC no HEMO 2023 reflete a qualidade do serviço prestado à população: “O HEMOSC tem um papel fundamental para a saúde do catarinense, porque é responsável pelo sangue em nosso estado. Por meio de processos rigorosos de controle, a instituição tem o compromisso permanente de prezar por qualidade e enaltecer a cidadania”, afirma.