O Hospital Regional de São José concluiu a instalação de oito novos focos cirúrgicos, aposentando os antigos, em serviço desde 1987, e que já não atendiam às necessidades dos profissionais da saúde. Com um investimento de R$ 800 mil da Secretaria de Estado da Saúde, as equipes cirúrgicas agora contam com equipamentos de última geração.

novos focos cirúrgicos

“Os antigos focos cirúrgicos possuem lâmpadas incandescentes de baixa eficiência e problemas crônicos de posicionamento e focalização. Os equipamentos foram substituídos por novos, com tecnologia digital, lâmpadas de led de alta eficiência e baixo consumo. Além disso, possuem gerenciamento automático para evitar sombras e menor temperatura no campo cirúrgico”, explica o superintendente dos Hospitais Públicos Estaduais, Roberto Henrique Benedetti.

Os aparelhos usados serão submetidos a avaliação, e aqueles que estiverem em boas condições serão temporariamente reaproveitados no Centro Obstétrico, até a aquisição de novos.

montagem novos focos HRSJ 2

O foco cirúrgico é um equipamento de iluminação instalado no teto do ambiente cirúrgico que auxilia a equipe médica durante um procedimento, projetando luz intensa e focalizada na área cirúrgica.

Referência em ortopedia, o Hospital Regional de São José é o maior hospital público administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). De janeiro a agosto a unidade registrou 9.544 procedimentos cirúrgicos. Com mais de 36 anos de existência, a instituição mantém emergência 24h, prestando mensalmente cerca de 15 mil atendimentos emergenciais e 12 mil ambulatoriais.

Mais informações para a imprensa:
Silvestre Aguiar
Secretaria de Estado da Saúde