icone facebookicone twittericone instagram

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) em parceria com o SAMU Aeromédico de Santa Catarina e o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar realizam na nesta terça-feira, 24, o encontro científico: Transfusão Pré-hospitalar. O evento ocorrerá no auditório do Hemosc Florianópolis, das 14h às 16h. Profissionais de saúde que tenham interesse podem participar de forma presencial ou online.

O evento contará com a participação do médico e professor Mark Yazer, da Universidade de Pittsburgh (EUA), que colaborou no projeto Arcanjo que culminou no Programa de Transfusão Pré Hospitalar de Sangue Total, pioneiro no país, orientando os profissionais das unidades envolvidas durante o projeto de pesquisa e desenvolvimento.

O Programa de Transfusão Pré Hospitalar de Sangue Total se iniciou em julho de 2022 a partir de um Termo de Cooperação Técnica entre o Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar, o SAMU Aeromédico, o HEMOSC, a FAHECE e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e teve 22 pacientes transfundidos.

Com o Programa de Transfusão Pré Hospitalar de Sangue Total, bolsas de sangue total ficam armazenadas no Batalhão de Operações Aéreas e são transportadas nas aeronaves Arcanjo do SAMU Aeromédico uso em transfusões durante os atendimentos de extrema urgência no cenário e/ou durante o transporte dos pacientes para o hospital. Todo o processo tem acompanhamento do médico responsável pelo atendimento e todos os procedimentos são registrados e controlados, seguindo critérios de segurança e de legislação.

“O professor Mark Yazer é uma referência internacional no assunto, com palestras disputadas nos principais eventos científicos na área de hemoterapia no mundo. É uma honra tê-lo conosco, transmitindo conhecimento sobre o assunto para Santa Catarina e todo o país”, afirma a diretora do HEMOSC, Patrícia Carsten.

Esse evento tem como objetivo difundir conhecimento sobre a transfusão pré-hospitalar de sangue total, demonstrar a segurança desse procedimento e o quanto ele pode fazer a diferença aumentando a possibilidade de sobrevivência de pacientes.

Além do Dr. Mark Yazer, a bioquímica Muriel Mazziero, coordenadora de Produção do HEMOSC e a Dra. Daíse Esswein Müller, coordenadora médica do SAMU Aeromédico de Santa Catarina, apresentarão os resultados e experiências obtidos pelo Projeto Sangue Total.

Participação de forma online, acesse o link https://meet.google.com/efp-rmtu-ycf .