Um mutirão mobilizado pela Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), de Joaçaba, possibilitou que cinco mulheres realizassem a cirurgia de reconstrução mamária. Um direito garantido por lei, às mulheres que tenham passado pela mastectomia em decorrência do câncer de mama. A ação ocorreu no último sábado, 21, e faz parte da campanha do Outubro Rosa.

Imagem do WhatsApp de 2023 10 23 às 14.09.20 e025d110

No início do mês, dez pacientes passaram por consultas pré-cirúrgicas para a avaliação do quadro clínico, direcionadas ao HUST através da Central de Regulação do Estado. Após uma série de exames, cinco delas se mostraram em condições ideais para a realização do procedimento, que foi efetivado no último sábado.

Entre elas está Anair de Farias Dalmarco, moradora de Joinville, que aguardava há cinco anos pelo procedimento. "A gente, quando recebe esse diagnóstico de câncer, pensa que a vida acabou. Precisei retirar a mama e estava aguardando já fazia cinco anos por esse momento. Agora é um fechamento de ciclo para mim”, comemora.

As outras cinco pacientes que haviam passado pelas consultas pré-cirúrgicas foram orientadas e serão reavaliadas posteriormente. Dentre os requisitos que impediram a realização do procedimento está a obesidade e o fumo.

O médico Bráulio Elias Fernandes, mastologista da Maternidade Carmela Dutra, explica que a reconstrução mamária, como um procedimento cirúrgico, é cercado de uma série de cuidados. “É importante que a paciente esteja no melhor estado de saúde possível. Isso significa que ela tenha a manutenção do peso adequado, que esteja usando as medicações indicadas nos casos de diabetes e pressão alta e que evite o fumo. Tudo isso para que se tenha segurança na hora do procedimento”.

Em Santa Catarina, existem 10 hospitais habilitados para realizar o procedimento:

1. Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis
2. Hospital e Maternidade Tereza Ramos, em Lages