A Secretaria de Estado de Saúde (SES) está empenhada em fornecer todo o suporte necessário aos indígenas do município de José Boiteux. Medicamentos, materiais e uma ambulância equipada foram entregues conforme a listagem recebida nos dias 10 e 13 de outubro na SESAI (Secretaria Especial de Saúde Indígena), garantindo a assistência médica e o atendimento às necessidades emergenciais da comunidade. A ambulância está disponível na cidade desde o dia 7 de outubro, com profissionais de enfermagem preparados para prestar cuidados de saúde aos indígenas.

Ontem, terça-feira, 17, a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, visitou José Boiteux e realizou uma reunião com o prefeito, o secretário municipal de saúde, representantes do Ministério da Saúde, líderes dos povos indígenas, coordenadores e funcionários da SESAI. Durante o encontro, foram esclarecidos diversos pontos relacionados à assistência de saúde da população indígena.

Carmen Zanotto enfatizou que todos os pedidos feitos pelas comunidades indígenas foram atendidos e que a responsabilidade de entrega dos materiais é da SESAI, de acordo com a Constituição Federal. "Durante a reunião ontem ficou esclarecido que todos os pedidos foram atendidos e que cabe à SESAI, que é o órgão oficial, conforme Constituição Federal, entregar os materiais."

A SES continua a prestar assistência integral aos indígenas e a toda a população catarinense afetada pelas chuvas, seguindo a determinação do governador Jorguinho Mello. A ação demonstra o comprometimento das autoridades estaduais em garantir o bem-estar e a saúde das comunidades indígenas, especialmente em momentos de adversidade.