O Hospital Municipal São José, de Joinville, celebrou nesta terça-feira, 03, a inauguração de um novo equipamento de radioterapia de última geração. O aparelho, adquirido com financiamento do Ministério da Saúde, irá possibilitar uma radioterapia mais eficiente, tecnologicamente avançada, com menor toxicidade, ao mesmo tempo em que ampliará a capacidade de atendimento na região. O que costumava ser um tratamento de 25 dias agora poderá ser concluído em apenas cinco.

aparelho

A Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, prestigiou a cerimônia que contou com a presença do prefeito de Joinville, Adriano Silva, e da Secretária Municipal de Saúde de Joinville, Tânia Eberhardt.

Durante o evento, a gestora destacou a importância do investimento. "Este equipamento é o que nós temos de mais novo em tecnologia para atendimento do câncer. Ele irá otimizar o uso das vagas e, o que é mais importante, permitirá que os pacientes fiquem mais tempo em suas casas, reduzindo o sofrimento, pois o tratamento poderá ser concluído em apenas uma semana, em vez de quatro a cinco semanas. Os maiores beneficiados serão os pacientes que não precisarão mais se deslocar tanto, uma vez que este hospital atende toda a macrorregião. Isso é gratificante, pois significa mais qualidade para nossa população que necessita de tratamento oncológico com radioterapia", avalia Carmen Zanotto.

placa

O prefeito de Joinville relembrou a importância da articulação da secretária Carmen Zanotto junto ao Ministério da Saúde para a captação dos recursos necessários para a compra deste e de outro aparelho adquirido pelo hospital.  "A secretária de Estado de Saúde, Carmen Zanotto, tem uma história muito importante. Quando era deputada federal, ela e o então secretário de Saúde iniciaram essa negociação com o Ministério da Saúde para adquirir esses dois equipamentos, um investimento de mais de 14 milhões de reais", destacou.

Conforme o diretor do Hospital Municipal São José, Arnoldo Boege Junior, a nova tecnologia permitirá oferecer tratamentos mais avançados para diversos tipos de câncer. "Antes, éramos capazes de tratar de 50 a 70 pacientes por dia com o acelerador linear antigo, que já tinha tecnologia ultrapassada, junto com uma unidade de cobaltoterapia dos anos 40. Agora, com os novos aceleradores lineares, nossa capacidade será expandida. Inicialmente, atenderemos cerca de 150 a 180 pacientes com os dois aparelhos e planejamos aumentar para 200 com a extensão do horário de atendimento", explicou.

O conjunto completo adquirido inclui não apenas os dois aceleradores lineares, mas também estações de trabalho com softwares de última geração, essenciais para o planejamento, gerenciamento e verificação das doses aplicadas aos pacientes, garantindo precisão nos tratamentos.

Além disso, para manter um ambiente ideal para o tratamento, foi realizado um investimento em um sistema de climatização que ajuda a controlar a temperatura e a umidade das salas, resfriando os aceleradores lineares e proporcionando um ambiente seguro e confortável tanto para os pacientes quanto para a equipe de saúde.