Com a meta de fazer uma gestão hospitalar mais eficiente, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) instituiu o Centro Integrado de Informações em Saúde (CIIS), por meio da portaria nº 893, de 02 de outubro de 2023, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). O serviço é realizado através de plataformas de dados gerados pelo sistema de gestão dos hospitais da rede própria, resultando em melhorias na qualidade do serviço e no desempenho financeiro do sistema de saúde.

“Estamos trabalhando para melhorar a saúde pública de Santa Catarina como um todo. No território catarinense, com o programa de cirurgias eletivas já realizamos mais de 90 mil procedimentos este ano até setembro. Na rede própria, além das obras de melhoria na infraestrutura das unidades, estamos fortalecendo as novas tecnologias de gestão hospitalar. Precisamos acompanhar a evolução digital e as ferramentas estão aí para melhorar ainda mais o serviço prestado ao usuário do SUS”, reforça a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

45

O Centro de Informações em Saúde visa promover a integração e a otimização da informação por meio de tecnologias inovadoras, fornecendo o suporte analítico e estratégico para tomada de decisão e atuará fortemente na padronização das ações visando a melhoria da performace. Também irá otimizar os resultados através da análise e redesenho dos processos de forma a ampliar o valor agregado da informação, baseada em evidências para a tomada de decisão pelos gestores da saúde.

Consultorias já estão sendo feitas para implantação desse serviço junto aos hospitais da SES, como explica o coordenador da CIIS, Fabio André Correia Magrini. “O CIIS é uma plataforma que projetará dados estratégicos em saúde e permitirá aos diretores o acesso às informações em tempo real, dando subsídios para que tomem decisões de forma assertiva. Atualmente, está sendo implementado em vários hospitais da Secretaria de Estado, começando pelos setores de faturamento SUS das contas médicas, permitindo melhor gestão financeira. Posteriormente, serão incluídos os painéis gerenciais e dimensionamento de recursos humanos em tempo real. Esses recursos irão monitorar a situação das portas e setores dos hospitais, tanto em relação aos procedimentos realizados quanto à ocupação hospitalar, permitindo um acompanhamento mais efetivo da gestão, uma melhor padronização e avaliação dos processos de trabalho”.

pdf Leia a portaria na íntegra aqui.

É importante reforçar que o CIIS garantirá a privacidade e segurança das informações coletadas nos hospitais, respeitando os princípios estabelecidos na Lei Geral de proteção de Dados (LGPD). A estrutura física funcionará anexa à Maternidade Darcy Vargas, em Joinville.

O Centro Integrado de Informações em Saúde é vinculado à Superintendência Hospitalar e ao Gabinete da Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, como estrutura de assessoramento consultivo em Gestão da Informação em Saúde, em cooperação com a Diretoria de Tecnologia e Governança Eletrônica e o Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão em Saúde (CIEGES), no âmbito da SES. Essa estrutura colaborativa visa garantir a eficiência e a integração das informações de saúde no estado, para uma melhor gestão e tomada de decisões.

Os principais benefícios do CIIS são:

1. Tomada de decisão em tempo real: Os gestores têm acesso a informações atualizadas, o que permite tomar decisões mais rápidas e efetivas.

2. Informações assertivas e cruzadas: A plataforma permite o cruzamento de dados de diferentes fontes, fornecendo informações mais precisas e confiáveis.

3. Melhoria da qualidade do serviço: Com base nos dados coletados, é possível identificar áreas de melhoria e implementar ações para aprimorar a qualidade dos serviços prestados.

4. Eficiência no sistema de saúde: Ao utilizar o CIIS, é possível otimizar processos e recursos, tornando o sistema de saúde mais eficiente.

5. Controle e melhoria do faturamento: A plataforma auxilia no controle das contas hospitalares, contribuindo para o aumento do faturamento e a melhoria do financiamento do Sistema Único de Saúde.

.

Mais informações para a imprensa:
Gabriela Ressel
Secretaria de Estado da Saúde