Nesta quinta-feira, 29, a Secretária de Estado da Saúde de Santa Catarina, Carmen Zanotto, participou do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios - COMAC/SC - edição 2023. Acompanhada pelo secretário de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes de Medeiros Junior, a gestora contribuiu para o evento, que foi mediado pela prefeita de Vargem e presidente da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), Milena Andersen Lopes.

carmen congresso dos municípios 2

Em sua exposição, intitulada "Desafios da Atenção Primária à Saúde em Santa Catarina", a secretária enfatizou a importância de expandir as equipes multidisciplinares, intensificar os esforços na área de educação em saúde e aumentar o número de agentes comunitários de saúde nas áreas de atuação. Segundo ela, o objetivo é fortalecer, ampliar e oferecer uma atenção integral mais próxima dos indivíduos, famílias e comunidades em Santa Catarina.

Durante sua apresentação, Carmen também abordou a necessidade de aprimorar os cuidados com a saúde mental, destacando a expansão dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). A gestora mencionou que, dos 108 CAPS habilitados no estado, 19 são microrregionais e atendem 59 municípios, havendo atualmente 10 pedidos de habilitação junto ao Ministério da Saúde.  “Precisamos habilitar todos os serviços que estão em Brasília, além de implementar e ampliar a Rede Psicossocial em Santa Catarina”, sublinhou.

Entre os desafios apresentados, salientou a relevância da atuação da Atenção Primária em Saúde (APS) como protagonista do cuidado à população. A secretária mencionou a necessidade de expandir a oferta de triagem neonatal e implementar as linhas de cuidado relacionadas à Diabetes, Hipertensão, obesidade/sobrepeso, saúde do idoso, saúde bucal, saúde materna infantil, violência sexual, doenças crônicas e saúde da população indígena.

O Congresso, organizado pela Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), tem como propósito promover o desenvolvimento de iniciativas municipalistas e reunir entidades, bem como parceiros dos setores público e privado que se dedicam à gestão dos interesses dos 295 municípios do estado de Santa Catarina.