O governo do Estado já empenhou R$ 4,6 bilhões na área da saúde em 2023 dos R$ 6,3 bilhões na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA) previstos para o ano. O número reflete a ampliação dos investimentos realizados pela gestão, seja nas ações de custeio, programas de cirurgias eletivas, além do aumento no número de leitos.

Imagem do WhatsApp de 2023 09 20 às 13.13.34

Os detalhes das aplicações foram apresentados pelo secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Diogo Demarchi Silva, na manhã desta quarta-feira, 20, em audiência pública na Assembleia Legislativa.

"Esse momento de apresentação do relatório quadrimestral à Assembleia Legislativa é um momento importante que vai além do cumprimento da Lei. Podemos demonstrar os avanços conquistados, o aumento da realização de cirurgias eletivas, mas também os desafios existentes e as necessidades da saúde como um todo, partindo de necessidades na Atenção Primária, vigilância em saúde, no controle da dengue, além das melhorias nos hospitais próprios de administração direta do governo estadual", afirma Diogo.

Somente neste ano, já foram abertos 130 novos leitos de UTI, entre pediátricos, adultos e neonatais, no Estado, e estão previstos mais 40. Também foi apresentada a evolução na realização de cirurgias eletivas; os números apontam que até 18 de setembro foram realizados 84.996 desses procedimentos, sendo que 10.586 foram oncológicos.

Imagem do WhatsApp de 2023 09 20 às 13.13.52

Também foram demonstradas as obras que estão sendo realizadas nos hospitais de gestão própria do Estado. Já foram assinadas 17 ordens de serviço, e as reformas e ampliações estão sendo realizadas.

Entre os desafios apontados está a judicialização da saúde. O Governo do Estado implantou um grupo de trabalho para tratar do tema e garantir o acesso a medicação sem que seja necessária a busca através da justiça.