Cinco hospitais da rede própria da Secretaria de Estado de Saúde (SES) destacam-se na lista positiva com alta conformidade do "Relatório da Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente/2022", publicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A análise é realizada em unidades que possuem leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além dos cinco hospitais da SES, outras 28 unidades do Estado, que realizam atendimento pelo SUS, também compõem a tabela.

Foto: Ricardo Wolffenbuttel | Secom

Fazem parte do rol positivo: o Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), de Florianópolis; o Hospital Dr. Waldomiro Colautti (HDWC), de Ibirama; a Maternidade Dona Catarina Kuss (MDCK), de Mafra; e os Hospitais Jeser Amarante Faria (HJAF) e o Regional Hans Dieter Schimidt (HRHDS), de Joinville.

O instrumento avalia 21 indicadores de estrutura e processo (baseados na RDC n° 36/2013) e categoriza os serviços como de baixa (0% a 33%), média (34% a 66%) ou alta conformidade (67% a 100%).

Os ciclos de análise são realizados anualmente e as unidades são responsáveis pelo encaminhamento das informações e preenchimento do sistema. Entre os critérios avaliados, está a criação na unidade de um Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), responsável por executar as ações do "Plano de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde" e notificar regularmente os incidentes relacionados à assistência à saúde no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

A Coordenadora Estadual de Segurança do Paciente, Janete Pinheiro, explica a importância do instrumento. “O documento é uma importante estratégia para a promoção da cultura da segurança do paciente. Ele enfatiza a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde", afirma.

Diversas ações estão sendo organizadas no Estado buscando desenvolver a troca de conhecimentos sobre o tema. "Realizamos em agosto o primeiro encontro na macrorregião sul, com a presença de representantes dos hospitais e das UPAS. Foi um momento valioso de compartilhamento de experiências e aprimoramento. Agora iremos ampliar para as outras regiões", completa Janete.