A história do advogado José Antônio Valduga, 60 anos, que sobreviveu a quatro paradas cardíacas, rendeu um livro. Lançado em 10 de agosto, “O Milagre do Leito 32” é uma homenagem e reconhecimento ao trabalho dos médicos, enfermeiros, socorristas e profissionais envolvidos em seu resgate.

Imagem do WhatsApp de 2023 08 28 às 14.54.31

Valduga conta no livro que estava indo para um casamento de um amigo numa casa na Costa da Lagoa, à beira da Lagoa da Conceição, em Florianópolis. O único acesso era de barco. Após subir uma escadaria de pedras, começou a sentir dores violentas nas costas: era uma parada cardiorrespiratória (PCR).

Um dos convidados, que é cirurgião gástrico, imediatamente fez a massagem cardíaca. Um bombeiro comunitário ajudou com um desfibrilador portátil. O coração pulsou, mas em seguida parou novamente. “Eu estava desacordado no chão há mais de 45 minutos sendo massageado o tempo todo e tinha tido quatro paradas cardíacas. Descer uma escadaria íngreme e escorregadia era inviável. Por isso, os convidados abriram uma clareira com uma motosserra, derrubando árvores e tirando galhos, para que o socorro do céu pudesse chegar a uma quadra de beach tennis”, explicou ele.

Para Valduga, a equipe do Arcanjo fez seu voo mais perigoso. Sob uma tempestade de verão, tiveram que pousar inclinando o helicóptero em um ângulo de 90 graus para que coubesse em um espaço restrito. A equipe composta pelo piloto Jefferson Luiz Machado, copiloto tenente Nicolas Paolo Zanella, sargento Arthur Guilherme Goulart da Silva, ambos do Batalhão de Operações Aéreas/Corpo de Bombeiros Militar de SC, o médico Deyvid Medeiros e o enfermeiro Amantino Raulino, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), agiram rápido. O médico e o enfermeiro aplicaram na veia do paciente um antiarrítmico, além de choques sobre o peito, assim o coração voltou a bater e não parou mais. Em seguida, foi levado com segurança para o Hospital Caridade, no centro de Florianópolis.

“Dia 3 de março de 2022, contra qualquer prognóstico, eu renasci. Foi uma experiência extraordinária, um verdadeiro milagre. A taxa de sobrevivência em uma PCR é de menos de 8%, e eu tive quatro paradas e não fiquei com sequelas”, comenta aliviado.

Valduga acredita que nada é por acaso, e afirma que sua vida foi salva graças ao esforço e trabalho dos profissionais envolvidos. “Considero que tive uma experiência de quase morte e agora estou mais confiante em meus propósitos, disposto a enfrentar dificuldades com leveza e honrar o dom da vida e da fé da forma mais amorosa possível”.