As equipes de vigilância sanitária estadual das regionais de saúde de Tubarão, Criciúma e Araranguá promoveram, no dia 23 de agosto, uma ação conjunta para capacitar os hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da macrorregião Sul. O evento abordou o tema: "Segurança do Paciente em Serviços Hospitalares - em prol de um cuidado seguro".

WhatsApp Image 2023 08 25 at 16.30.21

A ação foi desenvolvida através da Coordenação Estadual de Segurança do Paciente, vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.

O evento, realizado no auditório da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) em Tubarão, reuniu representantes de todos os hospitais e UPAs da macrorregião Sul, incluindo direção, enfermagem, setor de qualidade e núcleos de segurança do paciente.

WhatsApp Image 2023 08 25 at 16.30.21 1

"Nós, como gerentes de saúde da região sul, ficamos muito satisfeitos com a presença de 100% dos hospitais da macrorregião. Isso demonstra a preocupação que estas instituições têm com a implantação da cultura de segurança do paciente. A troca de conhecimentos e a conscientização sobre práticas seguras nos serviços hospitalares são pontos centrais do evento", afirma a gerente regional de Criciúma, Moyra Lopes.

O encontro reforçou a importância da segurança do paciente e enfatizou o papel da colaboração entre as diferentes instâncias de saúde no processo.