O Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, de Joinville, alcançou 95% na Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente de 2022, realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Assim, a unidade integra a Lista Positiva dos serviços notificantes de eventos adversos assistenciais sobre segurança do paciente no Sistema de Notificação de Vigilância Sanitária (Notivisa), como de alta conformidade.

WhatsApp Image 2023 08 25 at 14.16.23 10

O relatório é elaborado anualmente pela Anvisa para hospitais com leitos de terapia intensiva. O instrumento avalia 21 indicadores de estrutura e processo (baseados na RDC n° 36/2013) e categoriza os serviços como de baixa (0% a 33%), média (34% a 66%) ou alta conformidade (67% a 100%).

Esta iniciativa permite um diagnóstico das práticas de segurança do paciente na instituição, que podem guiar ações para prevenir a ocorrência de eventos adversos assistenciais. O documento consiste em uma importante estratégia para a promoção da cultura da segurança do paciente, uma vez que enfatiza a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde.

A diretora do Hospital Regional de Joinville, Aldilete Fantuci agradeceu a todos os profissionais pelo resultado alcançado. “Essa avaliação de prática de segurança do paciente é de suma importância para o hospital e nos faz refletir e avaliar nossos pontos críticos e de melhorias no processo. Esse resultado nos deixa muito orgulhosos , felizes e cientes que realmente estamos no caminho certo buscando cada vez mais qualificar a nossa assistência aos nossos pacientes”.

Mais informações para a imprensa:
Gabriela Ressel
Secretaria de Estado da Saúde