A amamentação é uma troca de afeto entre a mãe e o bebê. O mês de agosto é designado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como o Agosto Dourado e simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, sendo a cor dourada relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. No Hospital e Maternidade Tereza Ramos, em Lages, o Banco de Leite, fundado em 1996, atende em média 540 mães por mês.

Fotos: Marcos Heitor de Carvalho

“O leite materno tem todos os nutrientes que o bebê precisa para o seu desenvolvimento. O leite doado passa por um processo rigoroso de controle de qualidade, antes de ser distribuído para os bebês. Os prematuros, de baixo peso, internados na UTI neonatal do hospital se alimentam do leite humano doado”, explica a enfermeira Melissa Crestani, responsável pelo Banco de Leite e coordenadora da maternidade do HTR.

Além da doação, o intuito do banco de leite também é orientar as puérperas, como são chamadas as mulheres logo após o parto, sobre o aleitamento materno e como fazer massagem para retirar o leite sem que aconteça o empedramento. Os profissionais do Banco de Leite também realizam a coleta, rotulagem, processamento, controle de qualidade, armazenamento e distribuição do leite cru e pasteurizado, conforme a prescrição médica, para os bebês internados na Neonatologia do Hospital, visando a melhoria da qualidade de vida da população. São atendidas mães de toda Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) e outros municípios de Santa Catarina.

“Eu sou doadora desde março deste ano. É muito importante fazer a doação do leite materno, pois eu posso ajudar o próximo. Tenho um bebê pequeno e sei da relevância. Vejo a dificuldade das outras mães que não conseguem doar. Tenho orgulho em ser doadora e incentivo as outras mães a doar, e assim podemos salvar vidas”, salientou a mamãe Milena Maia Alves.

As mães que sentem dificuldades ao amamentar seus bebês podem procurar o serviço, que oferece um espaço próprio para a retirada do leite. O alimento é armazenado adequadamente e encaminhado ao lactário, conforme a dieta prescrita pelo médico.

Instalado no primeiro andar do Hospital Tereza Ramos, o banco de leite funciona das 7h às 19h. O Centro Obstétrico da instituição está aberto 24 horas para receber gestantes e mães que necessitam de auxílio na fase de amamentação. "Amigo da Criança", o Hospital Tereza Ramos está localizado na rua Marechal Deodoro, 799, Centro, em Lages. O telefone é (49) 3251-0022.

Confira os atuais 15 atuais bancos de leite de SC:

Banco de Leite Humano Alimente uma Vida - Maternidade D. Catarina Kuss
Banco de Leite Humano de Blumenau
Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen
Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Tereza Ramos
Banco de Leite Humano do Hospital Helio Anjos Ortiz
Banco de Leite Humano do Hospital Infantil Joana de Gusmão
Banco de Leite Humano do Hospital Jaraguá
Banco de Leite Humano do Hospital Nossa Senhora da Conceição
Banco de Leite Humano do Hospital Regional de S.José Dr. Homero de Miranda Gomes
Banco de Leite Humano do Hospital São Francisco
Banco de Leite Humano Doutor Dino Gorini