A Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto participou da primeira audiência pública do Grupo de Trabalho contra Violência nas Escolas. O encontro é uma iniciativa do Congresso Nacional e foi realizado na sede da Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve), em Blumenau.

Foto: Josiane Ribeiro

Foram realizados três painéis com os seguintes eixos centrais de discussão: segurança pública, análise de experiências nacionais e internacionais e cuidados com a saúde mental. A escolha do município se deve ao protagonismo dos representantes do município em propor alterações na legislação penal, após o atentado contra uma creche em 5 de abril, no qual quatro crianças perderam a vida.

“Precisamos avançar muito na questão da saúde mental, na busca de uma cultura de paz e na melhoria do financiamento para o conjunto dos municípios. Ampliando a equipe de saúde mental através da atenção primária. Sendo assim, como o aumento do Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), ” explica Carmen Zanotto

O prefeito Mário Hildebrandt agradeceu a presença das autoridades e também a oportunidade de ter um debate tão relevante iniciando em Blumenau. “Discussões como essas são necessárias para evitar que tragédias como a que vivemos se repitam. É muito importante e simbólico que sejamos a primeira cidade visitada. O código penal brasileiro precisa ser revisto. É inaceitável que criminosos como aquele monstro fiquem pouco tempo na prisão e ver a Câmara Federal discutindo isso nos faz ter um pouco de esperança sobre esse cenário tão triste”, destaca o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.

Além de Blumenau, o grupo de trabalho deve percorrer outros Estados brasileiros, como Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Composto por 14 membros, o objetivo é debater projetos de lei, ouvir a comunidade e sugerir políticas públicas que possam combater a violência no âmbito escolar. O relatório preliminar será apresentado até o dia 29 de setembro.