Nesta terça-feira, dia 15, às 14h, entidades relacionadas à saúde se reúnem em Florianópolis para discutir avanços importantes no atendimento na área de queimados em Santa Catarina. Participam da reunião representantes do Hospital Infantil Joana de Gusmão, da Secretaria de Estado da Saúde e Sociedade Brasileira de Queimaduras, além de profissionais da área e outras instituições engajadas na causa.

O encontro é intermediado pelo Salah Shriners, uma associação de pessoas sem fins lucrativos, que atua buscando alavancar meios e recursos para facilitar e dar suporte ao tratamento de crianças de 0 a 18 anos na área da saúde. Em 2022, por exemplo, a instituição atuou fortemente na reabertura da ala de queimados do Hospital Infantil Joana de Gusmão, que ficou fechada para reforma por 5 anos e voltou a atender em novembro.

A reunião desta terça-feira será o primeiro de muitos encontros que buscam estruturar melhor e padronizar o atendimento a queimaduras. O objetivo central é elaborar ações para um processo de melhorias que sejam pensadas coletivamente entre as instituições. Com isso, a ideia é assegurar a aplicação das melhores técnicas para o transporte das crianças queimadas à Capital, levando em consideração os desafios regionais, tais como alta rotatividade dos profissionais da saúde, falta de ações regulares com universidades, dentre outros.

Atualmente, a ala de queimados do Hospital Infantil Joana de Gusmão conta com seis leitos de enfermaria e mais dois de isolamento, em um espaço que atende também pacientes que sofrem queimaduras de grande extensão. O tratamento de queimados é feito desde sua inauguração, em 1979, recebendo pacientes de todo o Estado.