No último sábado, 12, a secretária Carmen Zanotto esteve nos municípios de Maravilha, Pinhalzinho e Ponte Serrada para compreender melhor as demandas na área da Saúde, finalizando a agenda no Oeste e Extremo Oeste Catarinense, que iniciou no dia 10. Os encontros reuniram secretários municipais, coordenadores das Comissões Intergestores Regionais (CIR), gerentes regionais, representantes dos hospitais e os prefeitos dos municípios.

Fotos: Silviane Mannrich

No Hospital de Maravilha foi tratado sobre a continuidade da obra e a necessidade de ampliação de 10 leitos neonatais. A secretária também solicitou que a unidade realize cirurgias ortopédicas, uma grande necessidade da região.

Na sequencia, foi a vez da Associação Hospitalar Beneficente de Pinhalzinho falar das dificuldades enfrentadas. A secretária Carmen Zanotto se comprometeu em custear a obra do hospital que está na fase final e, assim, abrir 20 leitos nesse novo espaço, ampliando serviços, realizando cirurgias eletivas pelo SUS.

“No Hospital de Pinhalzinho, o que está se discutindo e buscando é ampliar ainda mais serviços e aumentar o número de procedimentos eletivos cirúrgicos. Só com o apoio dos hospitais, dos secretários de saúde é que iremos conseguir avançar e reduzir a distância dos pacientes e tempo de espera. O hospital já está dando resposta, sendo que já aumentou o volume de cirurgias eletivas. Precisamos concluir essa obra, a parte estrutural já está pronta, mas é necessário finalizar a parte interna para abrir novos 20 leitos, e com isso aumentar também a capacidade da oferta de cirurgias, que é o maior gargalo dos nossos pacientes do Sistema Único de Saúde”, explica a secretária Carmem Zanotto.

O roteiro no Oeste Catarinense encerrou com visitas a hospitais de Ponte Serrada. Segundo a secretária, o Oeste Catarinense possui vazios e é preciso ampliar a capacidade de oferta de serviços, em especial em UTIs neonatais e pediátricas, além do volume de cirurgias. “Nesta caminhada, em especial, fechamos os diagnósticos com relação às necessidades do extremo Oeste de Santa Catarina. Sabemos que precisamos de mais leitos de UTIs e pediatras, estamos caminhando para isso. Temos aqui em Ponte Serrada, uma unidade precisamos abrir e colocar em funcionamento para fazer as cirurgias, em especial, as de médio porte. No Extremo Oeste de Santa Catarina, em São Miguel do Oeste, discutimos junto com os prefeitos a garantia do acesso, no menor prazo possível, aos nossos pacientes com câncer e também as ampliações que vamos fazer lá, como a continuidade das obras do Hospital de Maravilha, Pinhalzinho e, assim, sucessivamente. É junto com os secretários municipais, com os municípios, que vamos dar conta da principal demanda do nosso governador Jorginho Mello, que é atender os pacientes no menor tempo possível, com a menor distância”.