Avançando sua agenda no Oeste Catarinense para ouvir as especificidades de cada região e assim compreender melhor suas demandas, a secretária Carmen Zanotto esteve nesta sexta-feira, 11, nos municípios de Xanxerê e São Miguel do Oeste. Na oportunidade, reuniu-se com os gestores de saúde que integram a Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) e a Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (AMEOSC). Os encontros reuniram secretários municipais, coordenadores das Comissões Intergestores Regionais (CIR), gerentes regionais, representantes dos hospitais e os prefeitos dos municípios.

Carmen gestores Amai

Fotos: Silviane Mannrich

Na ocasião, a dirigente ouviu as solicitações e as principais dificuldades apresentadas. Entre estas, destaca-se a carência por leitos de UTI pediátrica e neonatal e a necessidade de uma maior descentralização dos serviços de saúde, evitando assim grandes deslocamentos.

Para a secretária Carmen Zanotto, mudar esta realidade será um grande desafio, e não somente para a região Oeste. “Temos o objetivo especial de aumentarmos os leitos de UTI pediátricos e neonatais, e já estamos trabalhando para isso. Já vencemos as demandas da oncologia represadas até o dia 31 de janeiro, e já estamos operando pacientes que entraram na fila este ano. Em Joaçaba, já começamos a ofertar o serviço de radioterapia para os pacientes com câncer. Mas eu diria que os dois grandes desafios são a ampliação dos leitos de UTI pediátrica e neonatologia”, avalia.

Carmen amai
A gestora lembrou também que o Hospital São Paulo, de Xanxerê, conveniado à Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC), passou a realizar cirurgias endovasculares, um procedimento que antes os pacientes tinham que aguardar até serem encaminhados a Blumenau ou Florianópolis. A dirigente recordou ainda que este ano a instituição foi habilitada pelo estado para a realização de procedimentos mais complexos em cardiologia, ampliando e aproximando o acesso da população a esta especialidade.

“O governador Jorginho Mello nos orientou a garantir a permanência dos pacientes o mais próximos das suas cidades e conseguimos habilitar no Hospital São Paulo, em Xanxerê, os procedimentos de alta complexidade em cardiologia. Com estas conquistas vamos reduzindo o tempo de espera, diminuindo as distâncias e garantindo cada vez mais uma melhor assistência à população”, complementa.