Em mais uma rodada de reuniões com os gestores da saúde, a secretária Carmen Zanotto esteve nesta quinta-feira, 10, no oeste catarinense. Pela manhã, a dirigente reuniu-se com representantes da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC). Na pauta, discutiu-se o andamento das cirurgias eletivas, o melhoramento da gestão das filas e as principais necessidades dos gestores municipais, como a importância da ampliação dos leitos de UTIs pediátricos e neonatais na região. O encontro foi realizado no auditório da Gerência Regional de Saúde, em Chapecó.

reunião Amosc chapecoFoto: Silviane Mannrich

Durante a tarde, a gestora esteve com os dirigentes do Hospital Regional do Oeste (HRO) e Hospital da Criança, em Chapecó. No início da noite, se deslocou para Xanxerê e esteve no Hospital São Paulo. Na cidade, irá se reunir na sexta-feira com representantes da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI). A entidade abrange 14 cidades: Abelardo Luz, Bom Jesus, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Ipuaçu, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Ponte Serrada, Passos Maia, São Domingos, Vargeão, Xanxerê e Xaxim.

Para Carmen Zanotto, os encontros são fundamentais para ouvir quem está na ponta e buscar soluções para aprimorar o atendimento aos pacientes. “É fundamental unir esforços entre as lideranças, secretários municipais e hospitais para cumprir a determinação do governador Jorginho Mello de garantir atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde”, avalia.

De acordo com Miriane Sartori, vice-presidente da Macrorregional Oeste do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/SC), o encontro entre os gestores municipais e a dirigente estadual foi muito importante pois a região oeste é a mais distante da capital com uma demanda muito grande e poucos prestadores de serviço. “A vinda da secretária Carmen é muito importante para que possa conhecer a nossa realidade, sentir o que a gente está precisando, nos escutar e tentarmos buscar caminhos diferentes para resolvermos as nossas demandas regionais”, destacou.