A região sul do Estado recebeu mais um avanço na saúde pública. Foram inaugurados oito novos leitos de UTI no Hospital Dom Joaquim de Sombrio, e anunciados mais recursos para o Hospital de Praia Grande.

Hosp. Regional de Araranguá leitos .jpg

O evento de entrega dos novos leitos ocorreu no sábado, com a presença da secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, e autoridades. Também estão previstos, para a unidade, a abertura de mais 10 leitos de UTI pediátrica.

Carmen Zanotto ressaltou que essa é uma resposta imediata do Governo do Estado de Santa Catarina, que em março enfrentou alguns dias de superlotação e, no sábado, Dia Nacional da Saúde, entregou 115 leitos de UTI pelo Estado. "Vamos habilitar mais 10 leitos de UTI pediátrica nas próximas semanas aqui no Hospital Dom Joaquim. Então, ao total, serão 125 novos leitos em Santa Catarina."

Imagem do WhatsApp de 2023-08-07 à(s) 12.13.39.jpg

Todos os leitos são monitorados por vídeo, possuem camas motorizadas com balança e respiradores de última geração. "Temos sensores aqui que detectam qualquer tipo de variação no paciente. As bombas são integradas ao sistema central. Conseguimos implementar nesta UTI uma modernidade que poucos hospitais conseguem ter. O Dom Joaquim deixou de ser apenas um hospital de Sombrio, da AMESC, é um hospital estadual", destacou o diretor de Regulação e Implantação do IMAS, Robson Schmitt. Para ele, o processo de reconstrução do Hospital Dom Joaquim foi um esforço conjunto do poder municipal, estadual, deputados estaduais e federais, que tornaram isso possível em colaboração com a comunidade local.

Os novos leitos contam com recursos do Estado, do município e de emenda parlamentar da deputada Geovânia de Sá.

Também no sábado, durante a visita ao Hospital Nossa Senhora de Fátima (HNSF), de Praia Grande, foi realizado o anúncio de que a unidade passará a ser classificada como porte 3 na Política Hospitalar Catarinense (PHC), o que significa um aumento no repasse de recursos do estado. O hospital, que atualmente é porte 2, se destacou pelos serviços de oftalmologia e psiquiatria oferecidos à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

IMG_3943.JPG

Com a nova classificação, o hospital poderá ampliar os serviços ambulatoriais nas áreas de vascular, ginecologia, gastroenterologia e ortopedia, beneficiando os pacientes que precisam desses atendimentos. A secretária elogiou a estrutura e o trabalho desenvolvido pela equipe do HNSF e afirmou que a obra de ampliação da unidade não será interrompida. Ela também destacou a importância dos 30 leitos destinados à psiquiatria e saúde mental, que serão inaugurados em breve, com a conclusão da obra. "Este é um reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido no hospital, trazendo impactos positivos para os pacientes da região sul. Garantimos a continuidade das obras com a certeza de que o hospital está no caminho certo", afirma.

O gestor do hospital, Jean Gonçalves, mostrou-se orgulhoso, satisfeito e emocionado com a visita da secretária e o reconhecimento do estado pelo serviço prestado pela instituição. Ele disse que isso é fruto da dedicação e do compromisso dos profissionais que atuam no hospital, que se tornou uma referência regional e tem potencial para ser uma referência estadual futuramente. "Estou muito feliz e espero que possamos corresponder ao anseio do estado, que é zerar filas e ser resolutivo", declarou.

A agenda do sábado encerrou com uma visita técnica ao Hospital Regional de Araranguá, onde foram discutidas as demandas da unidade. A instituição recebeu, neste ano, a habilitação estadual em alta complexidade de ortopedia, ampliando a oferta de serviços para a região e abriu novos leitos de UTI neonatal.

IMG_20230805_184230145_HDR.jpg