O Projeto Lean nas Emergências desenvolvido no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville, desde 2018, tem gerado muitas melhorias no atendimento aos pacientes. No final do mês de junho deste ano, os resultados da segunda fase do Ciclo 3 do programa, iniciado em fevereiro, foi apresentado ao Ministério da Saúde.

Foto: Karina Bahia | HRHDS

Até dezembro de 2023, o projeto segue com o acompanhamento virtual por meio da inserção dos indicadores diários na plataforma Lean nas Emergências.

O Projeto Lean tem como objetivo melhorar as condições do Pronto Socorro, com redução da superlotação, evitar que os pacientes permaneçam internados por tempo maior que o necessário, otimizar a eficácia dos processos de trabalho e aumentar a quantidade de cirurgias do Centro Cirúrgico. Para isto, diversos processos de trabalho foram revistos e redefinidos através do engajamento das equipes do hospital na busca pela melhoria contínua, desde a entrada do paciente pelo Pronto Socorro, até as unidades de internação, centro cirúrgico e alta hospitalar.

Para a coordenadora do Projeto, servidora Clara Gonçalves, a visualização dos indicadores gerenciais é um poderoso aliado frente ao monitoramento e avaliação das ações efetivadas. "Mediante a análise desses indicadores, procuramos alternativas que resultem em benefícios no cuidado ao paciente, considerando a realidade complexa do sistema de saúde". Clara destaca ainda que a busca é contínua pela conscientização, e para atingir índices cada vez melhores é preciso reconhecer que cada melhoria precisa ser encarada como oportunidade de realizar uma assistência segura e com qualidade para os pacientes.

“O Lean é algo desafiador, mas não há nada que nos mova mais do que desafios. Talvez o mais importante aprendizado tenha sido o de que sozinhos pouco transformamos, e que é possível fazer mais e melhor com o que temos, basta querer. E ainda não acabou, temos muito a fazer, e faremos!”, finaliza a coordenadora do projeto.