O Ministério da Saúde (MS) publicou a portaria nº 756, instituindo, em caráter excepcional e temporário de custeio para o atendimento de crianças com Síndrome Respiratória. O documento corrobora com o Decreto de emergência nº 182 publicado pelo Governo do Estado, na última sexta-feira, 16, demonstrando que o sistema de saúde está sendo impactado em todo o país.

52963142069 529bc7b755 c

A publicação prevê o incentivo para a abertura de leitos de UTI para aqueles estados que além possuírem decretos de emergência vigentes estejam com mais de 90% de seus leitos de terapia intensiva pediátricos ocupados.

No último período já foram abertos 45 novos leitos de UTI para atendimento dos pacientes infantis, sendo 10 pediátricos e 35 neonatais, ainda há a previsão de abertura de mais 47 leitos divididos entre as duas especialidades.

Nesta quinta-feira, 22, o painel de leitos de UTI SUS da Central de Regulação Estadual apresenta uma taxa de ocupação de 86,15% dos leitos pediátricos e 88,72% dos leitos neonatais. Esta baixa ocupação decorre dos leitos ampliados pelo Governo do Estado. Atualmente, Santa Catarina conta com 387 leitos ativos nestas especialidades.

Leitos abertos:
30 leitos no Hospital Imigrantes em Brusque – 10 adulto, 10 pediátricos e 10 neonatal.
5 leitos no Hospital Ilha em Florianópolis – 5 neonatal.
2 leitos no Hospital Santa Catarina em Blumenau – 2 neonatal.
5 leitos no Hospital Regional em São José – 5 neonatal.
4 leitos no Hospital São Vicente em Mafra – 4 adulto
10 leitos no Hospital Marieta Konder Bornhausen em Itajaí – 10 adulto
8 leitos no Hospital Regional Araranguá – 8 neonatal
5 leitos no Hospital Tereza Ramos em Lages – 5 neonatal

Leitos previstos:
5 leitos no Hospital Regional em São José – 5 neonatal.
20 leitos no Hospital Marieta Konder Bornhausen em Itajaí – 10 adulto e 10 neonatal.
10 leitos no Hospital Dom Joaquim de Sombrio – 5 pediátricos e 5 neonatal.
8 leitos no Hospital Maicé em Caçador – 8 adulto.
16 leitos no Hospital Azambuja em Brusque – 10 adulto e 6 neonatal.
10 leitos no Hospital Santo Antônio em Blumenau – 10 neonatal.
6 leitos no Hospital Pequeno Anjo em Itajaí – 6 pediátrico