A Secretária de Estado da Saúde Carmen Zanotto participou da audiência Pública que tratou sobre o futuro do Hospital da Criança, em Chapecó. A instituição é muito importante para o atendimento dos pacientes do Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina.

audiência hosp da criança chapeco

Foto: Josiane Ribeiro

Ficou definido que o município fará a contratação de uma empresa que será responsável pela administração do hospital. Caberá  ao estado analisar o plano diretor apresentado e colaborar com o processo.

“Nós temos que dar mais atividades para o Hospital da Criança, ou seja, que ele se torne realmente um hospital pediátrico, que possa atender mais crianças em mais especialidades. Temos que ver retornar ao hospital o atendimento oncológico, desde a cirurgia do câncer a quimioterapia. E que isso aconteça em médio e longo prazo”, destaca Carmen Zanotto.

Ainda em Chapecó, a secretária se reuniu com os representantes das universidades da região. Entre as pautas, foi discutida a necessidade de implementar leitos de saúde mental e a viabilidade de se habilitar um Hospital de Ensino. Será criado um grupo de trabalho com os demais cursos da área da saúde para estudar este processo.

A gestora também esteve com a gerente regional de saúde, Otília Cristina Coelho, e os secretários municipais da região tratando da ampliação das cirurgias eletivas e da prioridade no atendimento dos pacientes oncológicos.

Ao longo do dia, Carmen também se reuniu com a direção do Hospital Regional do Oeste, membros da Câmara Legislativa e diretores administrativos do hospital São Paulo, de Xanxerê, para ouvir as demandas da região.

No encontro, foi discutida a viabilidade de habilitar uma ala de cardiologia no Hospital de Chapecó, uma vez que atualmente os pacientes desta especialidade são levados para Xanxerê, distante 44 km. Entretanto, como a unidade é especializado na linha de cuidado em Acidente Vascular Cereberal (AVC), a secretaria analisou as observações e avaliou que é importante melhorar a articulação entre os dois hospitais para a transferência de pacientes nas respectivas especialidades, e buscar habilitar os serviços que ainda faltam para atender a demanda da macrorregional oeste, o que inclui a habilitação em neuroendovascular.

reunião diretores HRO São Paulo