Na segunda reunião do grupo de trabalho da portaria nº 227 ocorreu a exposição e discussão da estrutura de custos das unidades hospitalares estaduais com modelo de gestão de concessão do Estado de Santa Catarina para a prestação de serviços de saúde. Os trabalhos buscam organizar informações e propor ações para o aprimoramento da Política Hospitalar Catarinense.

Na conversa, realizada nesta segunda-feira, 08, na Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC), os representantes dos hospitais Marieta, de Itajaí, Hélio dos Anjos Ortiz, de Curitibanos, Regional do Oeste (Chapecó) e São Paulo (Xanxerê), apresentaram suas receitas e despesas. O objetivo é entender onde estão os déficits destas instituições.

Os encontros seguem para aperfeiçoamento de instrumentos contratuais e redefinição de critérios de repasse de recursos de acordo com o bloco de hospitais definidos na portaria n°227, de 5 de abril. Os resultados obtidos serão remetidos à Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para apreciação e deliberação.

Participaram do diálogo, a secretária de estado da saúde, Carmen Zanotto, membros das equipes técnicas da SES/SC, representantes do Conselho Municipal de Secretarias de Saúde (Cosems/SC) e da rede hospitalar credenciada ao SUS: FEHOSC (Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de SC), AHESC (Associação de Hospitais do Estado de SC) e FEHOESC (Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de SC), além do grupo de dirigentes hospitalares.

2 reunião portaria 227 PHCFoto: Silvestre Aguiar