Foram publicadas no Diário Oficial da União desta segunda-feira (8) três portarias do Ministério da Saúde que destinam mais de R$ 5,5 milhões para seis hospitais de Santa Catarina.

“Quando o recurso chega, quando são habilitados novos leitos e serviços, significa que o catarinense está sendo melhor atendido, que estamos conseguindo diminuir a distância até o acesso à saúde de qualidade para quem precisa. Para isso, o Governo está dedicando esforço máximo”, ressalta o governador Jorginho Mello.

A portaria nº 554 destina quase R$ 395 mil anuais para o Hospital Jaraguá, em Jaraguá do Sul, para habilitação de leitos de UTI. A mesma portaria também destina mais de R$ 605 mil anuais para o Hospital Pequeno Anjo, de Itajaí, para leitos de UTI pediátrica e para a Urgência.

A portaria nº 568, destina mais de R$ 872 mil por ano para a área de Cardiologia do Hospital Regional São Paulo, em Xanxerê. O processo aprovado estava em negociação no Ministério da Saúde desde 2017. Serão realizados na unidade os procedimentos endovasculares e extracardíacos e a referência será para as regiões do Extremo Oeste, Oeste, Xanxerê, Alto Uruguai Catarinense e Meio Oeste.

Atualmente os pacientes precisavam se deslocar até o Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, em Florianópolis para realizarem os procedimentos.

Já a portaria nº 571 beneficia com quase R$ 2 milhões anuais o Hospital Regional Deputado Afonso Guizzo, de Araranguá; O valor será investido em UTI Neonatal, Cuidados Intermediários Neonatais, e ainda Cuidados Intermediários Infantil. A mesma portaria disponibiliza mais de R$ 788 mil para o Hospital Regional Alto Vale, de Rio do Sul, para as mesmas áreas. E ainda mais de R$ 925 mil por ano para a Maternidade Darcy Vargas, de Joinville.

É importante ressaltar que esse valor anual é permanente. Todos os meses o Governo Federal vai depositando de maneira parcelada até chegar no montante anual.

“Essas habilitações são fundamentais para que os hospitais recebam os recursos do governo federal. Estou trabalhando para ampliar as habilitações dos serviços oferecidos no nosso Estado, tanto as pendentes quanto as de serviços novos. Desta forma, garantindo mais assistência aos pacientes catarinenses, diminuindo distâncias e evitando as longas viagens”, ressalta a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Portaria 571

Joinville – Maternidade Darcy Vargas
14 leitos UTI Neonatal(UCINCo)
02 leitos UTI Neonatal (UCINCa)