Um olhar voltado às necessidades das pessoas, melhorando a vida dos cidadãos de Santa Catarina, foi o pedido da secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, aos participantes da reunião que deu início ao planejamento estratégico do Plano Estadual de Saúde (PES) 2024-2027, nesta manhã de segunda-feira, 24. O encontro ocorreu no prédio central da SES, com representantes da pasta e outras entidades de Saúde, onde foram discutidas orientações e diretrizes da Gestão.

WhatsApp Image 2023-04-24 at 15.40.41.jpeg

Foto:Robson Valverde

“Precisamos sempre pensar no acesso dos nossos pacientes por meio das políticas de cuidado, com foco na Atenção Básica. Ter um olhar voltado para o atendimento das nossas crianças da primeira infância - de zero a 6 anos, que, quando amadas, cuidadas e estimuladas têm sete vezes mais possibilidades de ser um adolescente melhor e sete vezes menos chances de ir para um centro socioeducativo, então é nessa faixa etária que precisamos investir. O idoso também precisa da nossa atenção. Santa Catarina tem a maior longevidade do país e esse é um indicador de saúde, mas para continuar avançando precisamos trabalhar nas condições de saúde desse idoso para ter uma longevidade saudável”, explica Carmen Zanotto.

A secretária também solicitou que fossem discutidas metas para que as cirurgias eletivas passem a ser feitas no tempo adequado. “Quando zerarmos esse grupo dos 105 mil que estavam aguardando por procedimento mais os 127 mil por consultas especializadas, precisamos ter estrutura organizacional para consultar, realizar exames e cirurgia em tempo hábil, sem espera, para que não prejudique ainda mais a saúde do paciente. Não podemos ter espera para procedimentos de cardiologia, como cateterismo e intervenções cardíacas, nem para exames e cirurgias oncológicas”, reforça.

Os participantes trabalharam em um alinhamento conceitual, de projeto, metodologia e elementos principais do processo de planejamento estratégico. Também foi alinhada a trajetória da SES, o que já se avançou e o que precisa ser melhorado, baseados no PES 2020-2023, no Plano Plurianual (PPA), no Programa de Governo 2023/2026 e na Conferência Estadual de Saúde.

A secretária Carmen Zanotto reforçou que a equipe é muito competente, alguns já participaram da elaboração do plano inúmeras vezes, e ainda enfatizou a proposição de desafios, pensando fora da área de conforto. “A tecnologia está avançando de uma forma absolutamente acelerada. Os desafios são dados e precisamos estar preparados para enfrentá-los. Precisamos ser muito propositivos, pois agora é momento da construção e do debate. Mas sempre pensando que por traz dessa determinação governamental tem um vida, qual é o nosso papel aqui e o que minhas proposições traz de benefício para a saúde e qualidade de vida das pessoas”, conclui.

Ao final, foi pactuado o conjunto de atividades que serão desenvolvidas e os grupos envolvidos nesse processo, entendendo o planejamento como um  esforço coletivo, aperfeiçoado na prática e com aprendizagem institucional. A reunião contou com a presença da secretária adjunta Letícia Mattos, superintendentes, diretores, além de representantes do Conselho do Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), Conselho Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde.