Nesta quinta-feira, 20, foram abertos três novos leitos de UTI neonatal no Hospital Regional de São José (HRSJ). A unidade já possui 10 leitos de UTI e 10 de Cuidados Intermediários. Com essa ampliação serão 13 leitos neonatais ativos para receber os pacientes recém-nascidos.

Os outros sete leitos previstos serão abertos de forma escalonada, a medida que forem contratados médicos para atender esses pacientes. Há um processo seletivo aberto para suprir a demanda por capacidade técnica no Hospital Regional.

Foto: Robson Valverde

O diretor do HRSJ, Daywson Koerich, explica como se deu a ampliação da unidade neonatal. “O prédio onde foi construída a maternidade do Hospital Regional tinha uma área que permitia a ampliação de sua capacidade. Recentemente, a secretária Carmen Zanotto visitou o hospital e determinou a instalação de mais 10 leitos de UTI. A SES fez a aquisição de equipamentos e a contratação dos profissionais com experiência. Parte da equipe de enfermagem do Regional já vinha sendo capacitada e os médicos estão sendo contratados. A medida que eles forem assumindo iremos, gradativamente, ampliar o serviços e abrindo novos leitos. os equipamentos já estão montados com incubadoras híbridas, monitores multiparâmetros, bombas injetoras e seringas, além de respiradores para cada leito. São equipamentos última tecnologia que passam a servir a população catarinense”.

A ampliação em 33% da capacidade de atendimento neonatal está sendo possível por meio de uma união de forças do hospital e de várias áreas da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Todos os 10 novos leitos anunciados estão prontos e equipados para serem utilizados.