Festejando os 76 anos de história, a Maternidade Darcy Vargas (MDV), comemora também as vidas de tantos que nasceram na unidade e daqueles que dedicaram sua vida à instituição. Fundada em 16 de abril de 1947, a Maternidade é referência estadual no atendimento especializado da tríade: mãe-filho-família, em Gestação de Alto Risco e em UTI Neonatal.

No dia do aniversário será lançado um vídeo realizado com os colaboradores contando a sua relação com a Maternidade, com o tema “Trabalhar na MDV é…”. A produção será divulgada através do instagram.

55

Além de atender moradores de Joinville, a Darcy Vargas, como referência em Atendimento em Neonatologia e Atendimento Ambulatorial de Alto Risco (Obstetrícia), acolhe pacientes dos municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Garupa, Itapoá, Joinville, São João do Itapevi e São Francisco do Sul.

Como uma unidade que trabalha de forma a buscar o acolhimento familiar, para promover mais conforto às mães que acompanham seus bebês na UTI neonatal, foi aberta, em 2021, a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera. Localizada logo em frente à maternidade, a casa é uma moradia de passagem para garantir que as mães possam permanecer próximas de seus filhos, incentivando o contato e a amamentação.

Ainda neste sentido, o Banco de Leite Humano é o Centro de Referência para o Estado, assim como a Atenção Humanizada ao Recém-Nascido - Método Canguru.

A excelência da Maternidade se reflete em títulos, entre eles: Hospital Amigo da Criança, concedido pela UNICEF em 1994; Maternidade Segura, atribuído pelo Ministério da Saúde em 1996; reconhecida como Centro de Referência Docente-Assistencial da Saúde da Mulher em 1997. Em 2004, recebeu o 4ª Prêmio Professor Gaba de Araújo, também concedido pelo MS pela atenção humanizada ao parto e ao nascimento. Em abril de 2016 veio o Prêmio Dr. Pinotti - Hospital Amigo da Mulher -, instituído pela Câmara de Deputados Federais, sendo a maternidade escolhida na região Sul.