A macrorregião Meio Oeste e Serra é a primeira de Santa Catarina a discutir e avaliar a situação de saúde de sua região, propondo diretrizes para a formulação da política de saúde nos três níveis de gestão, nas conferências de saúde estadual e nacional. Na manhã desta terça-feira, 4 de abril, em Campos Novos, a secretária Carmen Zanotto compartilhou seu conhecimento sobre o tema "Garantir Direitos e Defender o SUS, a vida e a Democracia- Amanhã vai ser outro dia" com gestores e profissionais de saúde de 71 municípios da macrorregião presentes.

Neste primeiro encontro das sete conferências macrorregionais que terão em Santa Catarina, a secretária Carmen destacou a importância do evento. “Ouvimos usuários, trabalhadores e prestadores de serviço do SUS. O SUS já tem 35 anos, veio da nossa Constituição de 88, vem se consolidando, tem avançado muito, mas ainda temos os gargalos do Sistema Único de Saúde que são cirurgias e exames represados e, lamentavelmente, nos últimos anos a baixa cobertura vacinal inclusive para a polio. Então são momentos como este que aproveitamos para deliberar essas questões. Após esta etapa regional, teremos a conferência estadual e na sequencia, levaremos os delegados escolhidos para a nacional. Eu diria que é o grande momento de avaliação do SUS”.

Ainda pela manhã, a secretária Carmen Zanotto esteve na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município para acompanhar as ações desenvolvidas na instituição e fazer a entrega de um ofício de indicação de emenda parlamentar seu, enquanto deputada federal, no valor de R$ 100 mil para custeio dos serviços realizados.

A Apae de Campos Novos atende 148 pessoas com diversas síndromes e deficiências na área intelectual moderada e severa, entre 0 e 64 anos. A entidade filantrópica, que funciona há mais de 45 anos, atua nas áreas de assistência, saúde e educação. “Contamos com profissionais de várias áreas, o que nos possibilita realizar um serviço efetivo às pessoas com deficiência e suas famílias. Realizamos projetos significaticos na sociedade como de prevenção, inclusão nas escolas e no mercado de trabalho. E assim possinilitamos um trabalho integral e essencial às pessoas com deficiência e para a comunidade”, explica o diretor da Apae, José Alves Ribeiro.

A secretária Carmen Zanotto também realizou uma visita técnica na Fundação Hospitalar Dr José Athanázio, que possui um nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em funcionamento. “Contamos muito com o hospital de Campos Novos e agora precisamos dar volume para essa UTI com procedimentos de Alta Complexidade. O hospital tem capacidade de operar 203 pacientes por mês e o foco é aumentar o número de cirurgias”. A secretária recebeu as demandas do hospital, entre elas equipamentos para colocar em funcionamento mais uma sala cirúrgica, ampliando para 4 salas, o que contribuirá para o aumento da produção hospitalar.

Fundada em 1957, o Hospital Dr José Athanázio possui localização estratégica para a região Oeste. No ano de 2022 o hospital realizou 1.569 cirurgias eletivas e, neste ano, já foram feitas 359 nas especialidades de ortopedia, cirurgia geral, ginecologia, otorrino e bucomaxilo. A unidade atende toda região da Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc), que abrange em torno de 60 mil pessoas, o Meio Oeste e traumas que ocorrem da BR 282 e 470, devido sua localização física.

Atualmente as cirurgias eletivas realizadas pela Fundação Hospitalar trazem impacto extremamente significativo. “As cirurgias eletivas tem como objetivo atender a população de toda a região, trazendo para os pacientes uma qualidade melhor de vida, melhorando a condição de saúde, dando dignidade e muitas vezes elevando a alto estima destes pacientes, os quais voltam a desenvolver atividades básicas que em determinadas situações já não era mais possível”, expõe o diretor da Fundação, Rodrigo Fabiano Bet.

A última reunião do dia da secretária Carmen Zanotto foi com os prefeitos da Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina, onde foram tratadas as demandas da saúde na região.