Para monitorar as ações que estão sendo realizadas frente a emergência em saúde do Estado de Santa Catarina, decretada desde o dia 3 de junho, será publicada nesta sexta-feira a portaria que institui a instalação da Sala de Situação.
Este ambiente de trabalho será composto pelo gabinete da SES e superintendências; pelo Ministério Público (MP-SC) e Ministério da Saúde (MS), além dos Conselhos Estadual de Saúde (CES) e das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS).
O Governo do Estado, através da SES está trabalhando em diferentes áreas de atuação, divididas em: prevenção, aporte financeiro para a atenção primária, através de convênios com os municípios e investimentos na ampliação de leitos.
Os valores repassados aos entes municipais visam a ampliação do enfrentamento à dengue e as doenças respiratórias, através da aquisição de medicamentos, equipamentos e materiais permanentes além do custeio de horas trabalhadas por profissionais de saúde, entre outras atividades. O acompanhamento em tempo real das ações será realizado pelo gabinete e superintendências que farão parte da Sala de Situação.
Além disso, serão realizadas a cada 14 dias, reuniões com o grupo ampliado, promovendo discussões e a atualização das ações prevista e já realizadas.
O detalhamento do funcionamento da Sala estará disponível na portaria publicada no Diário Oficial (DOE), de hoje.