icone facebookicone twittericone instagram

O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), de Florianópolis, realizou nesta sexta-feira, 10, o tradicional evento de conscientização sobre a cardiopatia congênita, com a presença de servidores do hospital e convidados. O encontro anual, sempre próximo ao Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita, 12 de junho, serve para lembrar a importância do diagnóstico precoce e também como forma de agradecer aos profissionais envolvidos no atendimento às crianças cardiopatas.

As equipes do Escritório de Qualidade e da Cardiologia Pediátrica do HIJG decoraram o hall de entrada da Direção, chamando atenção de servidores, pacientes e familiares de pacientes sobre esses defeitos cardíacos que acometem 1 em cada 100 bebês nascidos vivos.

978

Cardiopatia congênita é qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração que surge nas primeiras 8 semanas de gestação. Ocorre por uma alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca, mesmo que descoberto ao nascimento ou anos mais tarde.

No Brasil nascem aproximadamente 28 mil crianças com problemas cardíacos por ano. Destes, nascem anualmente pelo menos 23 mil que necessitarão de cirurgia cardíaca. Infelizmente, cerca de 18 mil (78%) não recebem o tratamento, principalmente por falta de diagnóstico.

Conforme a cardiologista chefe do HIJG, Márcia Mallmann Cappellari, a mortalidade decorrente das cardiopatias congênitas seria drasticamente reduzida se todos os cuidados pré e pós-natais fossem devidamente instituídos. “O diagnóstico pode ser feito ainda no período neonatal (ideal), através de exames como ultrassom morfológico e ecocardiograma fetal. Este, mostra ser atualmente um exame extremamente útil para se realizar um parto mais seguro”, explica.

Caso o diagnóstico não tenha sido feito durante a gestação, existem ainda dois recursos: o Teste do Coraçãozinho e a consulta precoce ao pediatra. “Quando há suspeita de uma cardiopatia, o paciente deve ser encaminhado para um cardiologista pediátrico que poderá dizer exatamente quais cuidados são necessários e como deverá ser o tratamento”, salienta Dr. Marcia.

O HIJG possui uma equipe de Cardiologia Pediátrica constituída por cardiopediatras clínicos. Atualmente, há o serviço de atendimento ambulatorial, para pacientes encaminhados para avaliação e aos já diagnosticados com cardiopatia congênita. Ainda, conta com o serviço de ecocardiografia pediátrica e realiza avaliações solicitadas pelas diversas especialidades médicas do hospital.

A equipe de Cardiologia Pediátrica é constituída por Cirurgia Cardíaca, com os médicos Luis Portugal e Gabriel Longo; Hemodinâmica, com os médicos Luiz Carlos Giuliano e Luis Sérgio Carvalho Luciano; e Cardiologia Clínica, com as médicas Márcia Mallmann Cappellari, Mariana Parreiras, Jaqueline Evangelista Tomaz, Giulia Cardoso Masotti, além de Tito Livio Baião Filho e Gabriel Carmona Fernandes.

Mais informações para a imprensa:
Bruna Borges
Comunicação Social HIJG
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde - SES
Fone: (48) 3664-8820
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
www.saude.sc.gov.br