A vacinação contra a Covid-19 segue em ritmo intenso em todo o estado e para acompanhar a evolução desta grande Campanha de Vacinação, o Governo de Santa Catarina lança nesta sexta, 15, o novo vacinômetro, ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Saúde de Santa Catarina que oferece muito mais transparência na divulgação dos dados da vacinação, eficiência na atualização da base de dados e interatividade na consulta das informações no que se refere a vacinação contra a Covid-19.
"Houve um conjunto de fatores que nos fez chegar até aqui. Nosso Estado é reconhecidamente um dos melhores, se não o melhor, no enfrentamento da pandemia contra o Coronavírus. E é preciso acompanhar cada nova etapa. O vacinômetro não é exceção ao processo. Com a nova plataforma, nós queremos provocar os municípios para um registro ainda mais rápido e transparente", destacou o secretário da Saúde André Motta Ribeiro.
O superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário, explica que este novo painel será atualizado diretamente da base de dados do Ministério da Saúde (MS). “Na primeira versão do vacinômetro, os municípios atualizavam três vezes por semana o total de doses aplicadas, ao mesmo tempo em que registravam as informações no Sistema Nacional. Eventualmente, poderiam ocorrer certas inconsistências entre os dados registrados na base estadual e na base nacional. Com a mudança, o dado que o município informar para a base nacional será carregado automaticamente para o nosso vacinômetro estadual”, enfatiza o superintendente.
Macário acrescenta ainda que, devido a essa nova dinâmica, continua sendo de extrema importância que todos os municípios catarinenses abasteçam de forma correta e oportuna os dados da vacinação no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (Novo SI-PNI - online) ou um sistema próprio que interopere com ele, por meio da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). O estado recomenda que essa atualização seja realizada em até, no máximo, 48 horas após a aplicação da dose.
O diretor da DIVE, João Augusto Brancher Fuck, assinala que o vacinômetro anterior foi criado, em um primeiro momento, para suprir uma necessidade de divulgar os dados estaduais de forma transparente, tendo em vista que o sistema do Ministério da Saúde sofria instabilidade constantemente. “No entanto, neste momento, com a normalização da base do MS é possível oferecer um novo serviço, que é o vacinômetro que estamos lançando nesta sexta”, enfatiza.
Novo vacinômetro
O novo vacinômetro pode ser acessado aqui.
Ao acessar a nova plataforma, que é aberta para todos, o usuário tem à disposição 11 telas que fornecem informações de doses aplicadas das vacinas contra Covid-19 por município, faixa etária e grupo prioritário, sendo que os dados são separados entre primeira e segunda dose, dose única, dose de reforço e dose adicional. Também serão apresentadas informações da cobertura vacinal da população vacinável (12 anos ou mais) e da população em geral, e números por tipo de vacina aplicada. Os dados serão atualizados duas vezes ao dia.
Mais de 60% da população vacinável já está imunizada com as duas doses ou dose única
De acordo com dados do novo vacinômetro, já foram aplicadas 9.261.735 doses da vacina contra a Covid-19 na população catarinense. Deste total, 5.424.087 foram primeira dose (D1), 3.476.738 segunda dose (D2), 255.155 dose única (DU), 98.921 dose de reforço (DR) e 6.834 dose adicional (DA). Esses números equivalem a uma cobertura de primeira dose de 88,58% da população vacinável (12 anos ou mais) ou 74,79% da população geral; e uma cobertura completa (2 dose ou dose única) de 60,95% da população vacinável (12 anos ou mais) ou 51,46% da população em geral.
A população vacinável em Santa Catarina, 12 anos ou mais, é 6.123.114 pessoas; a população total é de 7.252.502 pessoas.