icone facebookicone twittericone instagram

Florianópolis, 13 Abril de 2018.

O Hospital Celso Ramos, em Florianópolis, irá realizar avaliações em pacientes durante a 20ª Campanha da Semana Nacional da Voz, que começa nesta segunda-feira (16). O atendimento pela campanha é gratuito e consiste numa avaliação para triagem encaminhamento dos pacientes.

Dez médicos irão atuar para atender 80 pacientes diariamente (40 pela manhã e outras 40 à tarde), com o objetivo de esclarecer a população sobre aspectos e cuidados com os órgãos do aparelho fonador (laringe, faringe, fossas nasais e boca). O atendimento será realizado por médicos do Hospital Celso Ramos, mediante ordem de chegada.  A única exceção é quarta-feira, quando o atendimento ocorre apenas no período vespertino.

“A intenção é chamar a atenção da comunidade sobre os cuidados com a voz. As alterações podem sgnificar desde casos simples como uma virose até patologias mais graves”, afirmou o chefe do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Celso Ramos, Fábio Duro Zanini. “É muito importante a adesão da direção do hospital e da Secretaria de Estado da Saúde nem eventos da Semana da Voz”.

Semana da Voz

Ações do Dia Mundial da Voz são realizadas sempre no dia 16 de Abril. No Brasil, as atividades relacionadas à data começaram em 1999. A partir de 2003, o Dia Mundial da Voz passou a ter expressão internacional, com diversos eventos organizados também nos Estados Unidos, na Europa e Ásia.

O objetivo da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervico Facial, criadora da campanha, é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem detectar sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.

A celebração do "Dia Mundial da Voz" é de extrema importância e representa uma oportunidade única de disseminar conhecimento, orientar a população, promover ações de saúde e auxiliar no encaminhamento adequado de problemas potenciais ou reais.