icone facebookicone twittericone instagram

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) informa que até a última quarta-feira, 11, foram notificados 95 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Santa Catarina. Desse total, 17 foram confirmados para Influenza, 56 casos tiveram resultado negativo para Influenza A e B (SRAG não especificada), cinco casos de SRAG foram ocasionados por outro vírus respiratório e 17 casos continuam em investigação e aguardando confirmação laboratorial.

Dos 17 casos confirmados para Influenza, 11 são pelo subtipo A(H3N2), quatro por A(H1N1)pdm09 e dois por Influenza B. Até essa data, apenas um óbito foi confirmado por Influenza causado pelo subtipo A(H3N2). Trata-se de uma pessoa que residia em Florianópolis.

Segundo o diretor da DIVE, Eduardo Macário,  até o momento, o número de casos de SRAG por Influenza está dentro do esperado para o período que antecede a sazonalidade. “Esse período inicia-se a partir de Maio permanecendo até o final de Agosto. Há predomínio do vírus Influenza A(H3N2) acometendo idosos e adultos portadores de comorbidades (doenças crônicas). Também há uma circulação pequena, mas importante, do vírus Influenza A(H1N1). Isso pode refletir uma tendência de maior circulação desse vírus quando comparado ao ano de 2017, em que houve predomínio quase absoluto do subtipo A(H3N2) e somente um caso de A(H1N1)”, afirma o diretor da DIVE.

Isso reforça a importância de a população, em especial os portadores de fatores de risco para agravamento e óbito (idosos, doentes crônicos etc.), procurar o serviço de saúde mais próximo da residência aos primeiros sinais e sintomas de gripe, para o tratamento adequado.

Além disso, devem ser reforçadas as medidas de prevenção e higiene como lavar as mãos com frequência e evitar ambientes fechados e aglomeração de pessoas. Também é necessário manter limpos com álcool superfícies e objetos que entram em contato frequente com as mãos, como mesas, teclados, maçanetas e corrimãos, além de não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres.

A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza ocorrerá de 23 de Abril a 1º de Junho, sendo o dia “D” programado para ocorrer no sábado, 12 de Maio, quando todos os postos de vacinação estarão abertos. “Em Santa Catarina deverão ser imunizadas 1.844.225 pessoas pertencentes aos grupos prioritários”, informa Vanessa Vieira da Silva, gerente de Imunização da DIVE.

Grupos prioritários para vacinação

Professores do ensino infantil, fundamental e médio de escolas públicas e privadas e do ensino superior público e privado, indivíduos com 60 anos ou mais, crianças entre seis meses e cinco anos, gestantes, puérperas – até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.