icone facebookicone twittericone instagram

 

O secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, recebeu na tarde da última quinta-feira, 12, a visita do cônsul Geral da República de Cuba, Gianny Duarte Gil, e sua comitiva. A atuação em Santa Catarina dos profissionais cubanos do Programa Mais Médicos foi um dos assuntos em destaque. Atualmente, 253 médicos cubanos estão atuando em 141 municípios no território catarinense.

O secretário Acélio Casagrande lembrou que esteve na República Cubana em 1994. “Fui à Cuba, em missão do Ministério da Saúde (MS), quando conheci o Programa Saúde da Família. É espetacular! Voltamos para o Brasil e implantamos aqui em Santa Catarina. Hoje, nosso Estado tem 100% de cobertura do Programa Saúde da Família”, comentou Casagrande.

A secretária de Saúde de Mafra, Jaqueline Veiga, participou do encontro e disse que antes do Programa Mais Médicos o município tinha 42% de cobertura da Atenção Básica. Hoje, o índice é de 100%. “Temos 18 equipes de Saúde da Família com 13 médicos cooperados e cinco intercambistas para atender 55 mil habitantes. A atenção primária em nosso município atende toda a população. Na unidade básica é feito o acolhimento e, se necessário, o paciente é encaminhado para o médico no mesmo dia. Não há fila”, destacou Jaqueline Veiga.

Segundo ela, o índice de mortalidade infantil diminuiu. E o diagnóstico de doenças cardiovasculares e diabetes, por exemplo, são realizados em tempo hábil, com isso evitando doenças secundárias e reduzindo complicações. “Mafra possui um território muito extenso e há usuários que moram a 50 km do centro. Com o Programa Mais Médicos foi possível aproximar a saúde dessa população e desenvolver ações de atenção básica na unidade do bairro onde reside o cidadão. Sem o Programa Mais Médicos não seria possível realizar no município ações na atenção primária”, complementou a secretária de Saúde de Mafra.

Por sua vez, o cônsul Gianny Duarte Gil disse que Cuba exporta médicos para 74 países atualmente. “Visitei toda a Região Sul do Brasil e identifiquei que Santa Catarina tem alta representação no Programa Mais Médicos. Nosso objetivo quando formamos e preparamos um profissional dessa área é para que ele atue e priorize a Atenção Básica”, comentou Gianny Duarte Gil.

O representante do Ministério da Saúde em Santa Catarina, Leonardo de Oliveira, destacou que o Programa Mais Médicos funciona muito bem no território catarinense desde 2013. Segundo ele, hoje 539 médicos - cooperados, intercambistas e brasileiros formados em território nacional- atuam na Atenção Básica catarinense. Participaram também do encontro o secretário adjunto da Saúde, Marcelo Lemos dos Reis, a superintendente de Planejamento e Gestão, Grace Ella Berenhauser, o diretor de Educação Permanente em Saúde, Paulo Orsini, o assessor do Gabinete, Clécio Espezim, a coordenadora da Área de Suporte aos Países da Sede da Organização Pan-Americana de Sapude (OPAS), Mariela Licha, e o diretor do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Geraldo Azzolini.

alt

alt

Fotos: Robson Valverde