icone facebookicone twittericone instagram

 

Durante os cinco meses de mutirões de cirurgias oftalmológicas, o Projeto Ver   devolveu a visão para 7.675 pessoas que aguardavam na fila de espera. Atualmente, o projeto já atendeu 49% da demanda estadual. De Novembro de 2017 até o momento, foram realizadas 1.841 cirurgias nas macrorregiões do Grande Oeste, 2.813 do Planalto Norte e Nordeste, 1.420 da Foz do Rio Itajaí, 901 do Meio Oeste e da Serra Catarinense, 300 da Grande Florianópolis e 400 do Sul.

Esta última macrorregião ainda está realizando o mutirão, com a previsão de 800 procedimentos no Hospital Regional de Araranguá e, a partir de Maio, no Hospital de Praia Grande.

O Hospital de Iporã também participa do mutirão desde o dia 11 deste mês, com previsão de realizar 650 cirurgias de cataratas até o próximo sábado, 14. No mês de Maio, no período de 14 a 20, o mutirão de cirurgias estará no Hospital São Lourenço do Oeste para a realização de 1000 procedimentos. Serão atendidos somente pacientes do município de Chapecó.

O secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, comemora os resultados. “O Projeto Ver é uma ação de extrema importância. O procedimento é rápido e devolve de imediato a visão às pessoas que esperavam poder enxergar novamente. Alguns estavam na fila há, pelo menos, cinco anos”, comenta Casagrande.

Após a cirurgia, o paciente recebe um kit com óculos escuros e colírio. O valor total do mutirão será custeado com fontes do Ministério da Saúde (MS) e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).