Uma reunião estratégica para tratar das filas nos hospitais da Grande Florianópolis foi realizada na noite desta segunda-feira, 9, com representantes de unidades hospitalares e secretários municipais de saúde de toda a região. O encontro, promovido pelo secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, teve como principal objetivo a criação de uma força-tarefa para minimizar filas de pacientes no Hospital Regional de São José (HRSJ) e no Hospital Celso Ramos (HCR).

Com a medida, pacientes que precisam de atendimento de baixa e média complexidade e os que não necessitam de internação poderão ser atendidos em outras unidades de saúde da região.

O diretor do HRSJ, médico Valdir José Ferreira, explicou sobre a situação do hospital que recebe pacientes de toda a região e conta com procedimentos de alta e média complexidade. “Estamos falando de um complexo hospitalar que recebe 30 mil pessoas por mês e realiza 1500 cirurgias e outras 1500 internações. Tenho normalmente 100 pessoas a mais do que a minha capacidade de leitos diariamente”, afirmou Ferreira, lembrando que muitos desses usuários são classificados como azul ou verde, ou seja, poderiam ser atendidos em unidades básicas de saúde e de pronto atendimento.

No encontro também ficaram definidas algumas ações e trocas de informações entre as unidades para uso de leitos ociosos e realização de procedimentos em unidades de Biguaçu, Canelinha, Angelina, Santo Amaro da Imperatriz, Tijucas, Florianópolis e São José. “Esse é o início de um caminho para pensarmos em rede”, observou o diretor do HRSJ.

Atualmente, existem 3059 leitos em toda a região e, muitas deles encontram-se ociosos, com vagas a serem preenchidas. “Temos 50 leitos em um hospital de muita qualidade e também podemos auxiliar com internações”, comentou a irmã Maria Harordt, diretora Administrativa do Hospital de Angelina. “O que aconteceu hoje aqui foi lindo. Nunca presenciei uma reunião com todos os diretores de hospitais. Só assim teremos clareza para continuar trabalhando com gosto para atender as pessoas que precisam”, complementou a irmã.

O secretário Acélio Casagrande reforçou o compromisso do Governo do Estado em solucionar a questão das filas nos hospitais, oferecendo atendimento de qualidade à população catarinense. “A união de forças na Atenção Básica, por meio das secretarias municipais de saúde, UPAs, hospitais e SES, com certeza diminuirá o tempo de espera de pacientes em nossos hospitais”, destacou Casagrande. O próximo encontro entre os representantes das unidades hospitalares da Grande Florianópolis e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) será no dia 8 de Maio.